Spring Iyaleta 2023

 

O Spring Iyaleta é um programa anual de formação que tem como metodologia a promoção de cursos livres no grande ciclo da Primavera, de setembro a dezembro, no Sul Global.  Este ano apresentamos o Spring Iyaleta 2023, com seis cursos livres com duração de até quarenta horas em cada um, no período de 28 de setembro a 16 de dezembro.  Inscreva-se aqui!

Convidamos todas a confluírem no desenvolvimento de pensamentos, ideias e técnicas e tecnologias, nos movendo pelas ciências dos corpos, dos territórios, das terras, das águas e do ar, nas cidades, campos e florestas. Estamos no século que nos convoca a atuar de forma crítica no presente e responsável com o ecossistema planetário e a eliminação das desigualdades que impactam as populações e povos do Sul Global. 

Os cursos buscam a socialização de pensamentos e conhecimentos técnicos e tecnológicos, ampliando as possibilidades de acesso aos estudos e metodologias de análise científica das realidades urbanas e rurais no território brasileiro. Dessa maneira, o programa do Spring Iyaleta 2023 avança na garantia das finalidades da Associação de Pesquisa Iyaleta em promover os conhecimentos científicos das humanidades, da natureza, das técnicas e das tecnologias.  

A segunda edição do Spring Iyaleta, que ocorrerá na Primavera do ano de 2023, tem como tema “Mudanças do Clima em Territórios Desiguais”, que organiza metodologicamente o programa em três subtemas: Mudanças Climáticas e Desigualdades; Territórios e Estudos Urbanos; e Formação Técnica-Política de Pesquisadoras. Cada subtema forma juntos uma trilha de conhecimento que será socializada por especialistas convidadas e selecionadas nesta segunda edição.  

O objetivo dos cursos livres é garantir acesso à educação científica, desenvolvimento das competências e produção de conhecimentos para pesquisa, análise e reflexões sobre as transformações que impactam de forma desigual as humanidades no território brasileiro no século XXI.     

O Spring Iyaleta 2023 – apresenta uma plataforma de cursos livres gratuitos e pagos, direcionados a observadoras da política climática nacional e internacional, pesquisadoras(es), ativistas, movimentos, estudantes, organizações, gestores públicos e parlamentares com atuação nas agendas climáticas, ambiental, social, econômica, ética-racial e de gênero no território brasileiro.  

Programação do Spring Iyaleta 2023


Cronograma dos cursos:

 

28 de setembro a 17 de outubro de 2023 – Curso Livre: Geoeconomia e Mudanças Climáticas
Docente: Prof. Dr. Cristóvão Henrique.

O curso de “Geoeconomia e Mudanças Climáticas” é uma imersão profunda na interseção entre geopolítica do clima, geoeconomia, política internacional e desafios climáticos. Ele se concentra em como as estratégias econômicas globais estão intrinsecamente ligadas às mudanças climáticas e como essas relações afetam as estratégias de desenvolvimento econômico regional do planeta. O ponto de partida do curso é o Acordo de Paris, um marco global sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Este acordo estabelece metas e diretrizes para os países reduzirem suas emissões de carbono e se adaptarem às mudanças climáticas. O curso explora como os princípios deste acordo se traduzem em estratégias de desenvolvimento econômico sustentável.

Carga horária: 20 horas.

Formato: Aulas Remotas (plataforma Teams).

Inscrição: Gratuita.


16 a 31 de outubro de 2023 – Curso Livre: Metas Globais e Territoriais de Adaptação Climática: perspectivas para COP28.

Docentes: Emanuelle Freitas Góes, Andrêa Jacqueline Fortes Ferreira e Diosmar Marcelino de Santana Filho.

As partes da UNFCCC e seu Acordo de Paris reconhecem que a adaptação é um desafio global enfrentado por todos com dimensões locais, subnacionais, nacionais, regionais e internacionais. É um componente-chave da resposta global de longo prazo às mudanças climáticas para proteger as pessoas, os meios de subsistência e os ecossistemas. As Partes reconhecem que a ação de adaptação deve seguir uma abordagem orientada para o país de forma participativa e totalmente transparente, numa perspectiva de gênero e marcadores sociais correlatos, considerando grupos, comunidades e ecossistemas em vulnerabilidade, e deve ser baseada e guiada pela melhor ciência disponível, considerando o conhecimento tradicional, o conhecimento dos povos originários e dos ecossistemas urbanos nas cidades do Sul Global, com vistas a tornar interseccional a adaptação as políticas de gênero, territorial e de saúde. Dessa maneira, o curso livre busca contribuir com análises e perspectivas diante do desafio de implementar o Artigo 7 do Acordo de Paris, com a aprovação na COP28 nos Emirados Árabes Unidos (EAU), das metas e objetivos globais de adaptação climática.

Carga horária: 20 horas.

Formato: Aulas Remotas (plataforma Teams).

Inscrição: Gratuita.

Vagas: 100 pessoas.


06 a 10 de novembro de 2023 – Curso Livre: Introdução ao software QGIS: produção de conhecimentos territoriais da natureza.

Docente: Israel Oliveira Junior.

O curso Introdução ao software QGIS: produção de conhecimentos territoriais da natureza visa apresentar noções básicas de Geoprocessamento para análise e espacialização de dados aplicáveis para estudos em diferentes áreas do saber e finalidades. Foi planejado para introduzir noções básicas de Cartografia e Geoprocessamento com o intuito de fundamentar, cientificamente, o processamento de dados em Sistema de informação geográfica (SIG) e a comunicação dos resultados obtidos por meio de mapas, gráficos, tabelas etc.

Carga horária: 25 horas.

Formato: Aulas Remotas (plataforma Teams).

Inscrição: Paga.

Valor: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Vagas: 100 pessoas.


17 de novembro a 13 de dezembro de 2023 – Curso Livre: Introdução ao Software R: Análise de dados secundários em estudos epidemiológicos.

Docente: Ana Clara Campos.

Um convite a “Introdução ao Software R: Análise de dados secundários em estudos epidemiológicos”. O R é um software de código aberto e gratuito que pode ser utilizado para visualizar e analisar dados, construir gráficos e calcular indicadores de interesse. É uma ferramenta bem versátil e que tem sido amplamente utilizada para análise de dados secundários. Esse curso foi pensado para ser 100% prático e com o propósito de direcionar todas as funcionalidades do R para as necessidades de pesquisadoras/profissionais que estejam atuando na área da saúde e afins e trabalhando com os mais diferentes tipos de eventos em saúde. Espera-se que ao final as participantes adquiram experiência essencial para a autonomia de suas análises e resolução de problemas práticos do dia a dia e que possam produzir conhecimentos úteis para o planejamento de ações.

Carga horária: 40 horas.

Formato: Aulas Remotas (plataforma Teams).

Inscrição: Paga.

Valor: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Vagas: 100 pessoas.


21 a 25 de novembro de 2023 – Curso Livre: Corpo, Cultura e Paisagem na (re)Produção da Cidade
Docente: Jorge Luiz Barbosa.

Neste curso vamos dialogar sobre a Cidade (in)corporada de cultura e paisagem, compreendendo a paisagem como regime hegemônico de visibilidade. Iremos mergulhar nas discussões sobre o projeto de cidade da cultura corporificada da branquitude, bem como a acumulação desigual de capital e poder simbólico na paisagem urbana. Na imersão, iremos dialogar sobre as Atlântidas Negras: utopias do corpo e da cultura em paisagens utópicas.

Carga horária: 25 horas

Formato: Presencial

Local: Sede da Associação de Pesquisa Iyaleta (Auditório Iemanjá – Hub Salvador), cidade de Salvador – Bahia.

Inscrição: Gratuita

Vagas: 30 vagas.


Conheça o Comitê Científico do Spring Iyaleta 2023!

  • Prof.ª Dr.ª Andrêa Ferreira  
  • Prof. Ms. Diosmar Santana Filho  
  • Prof.ª Dr.ª Emanuelle Góes  
  • Prof.ª Dr.ª Daiane Batista  
  • Prof. Dr. Cristovão Henrique   
  • Prof. Dr. João Viana  
  • Prof.ª Dr.ª Dandara Ramos  
  • Prof. Ms. Terezinha Jesus  
  • Prof.ª Dr.ª Gabriela Pereira (Gaia)