Quem Somos

Pesquisadoras/es e Associadas/os

São confluentes associadas da Associação:

Pesquisadoras/es Sênior Iyaleta: pesquisadoras fundadoras ou convidadas pelo reconhecimento da trajetória científica e acadêmica, em condições de promover as finalidades da Confluência IYALETA.

Pesquisadoras/es Associadas/os: pesquisadoras fundadoras e/ou convidadas com expertise e em condições de contribuir com os objetivos da Confluência IYALETA

Associadas/os Iyaleta: fundadoras ou convidadas, atuantes no comprimento das finalidades e objetivos da Confluência IYALETA.

Pesquisadoras/es Sênior

+

Andrêa Ferreira

Pesquisadora Sênior

Pesquisadora da Associação de Pesquisa Iyaleta - Pesquisa, Ciências e Humanidades. Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia, Mestra em Nutrição, Alimentos e Saúde e Nutricionista pela Escola de Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora associada no Cidacs/Fiocruz-Bahia. Pos-doc da The Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity na Drexel University Dornsife School of Public Health (EUA).

Dandara Ramos

Pesquisadora Sênior

Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Epidemiologista, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social (PPGPS-UERJ) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Colaboradora no Centro de Integração de Dados de Conhecimentos para Saúde (CIDACS-Fiocruz). Suas principais áreas de pesquisa são saúde da criança e do adolescente, avaliação de impacto de políticas, psicologia do desenvolvimento e avanços metodológicos para pesquisa em saúde.

Daiane Batista de Jesus

Coordenadora de Projetos

Administradora, Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA), Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão Social (UniJorge). Especialista em Diversidade e Inclusão. Com experiência de mais de 15 anos em organizações do terceiro setor. Áreas de pesquisa: afroempreendedorismo, desigualdade social e mercado de trabalho.

Diosmar Filho

Pesquisador Sênior

Geógrafo, Doutorando em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor e coordenador acadêmico das Especializações Lato Sensu “Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais” e “Direitos Humanos e Contemporaneidade” - UFBA/UAB/CAPES. Exerceu cargos públicos de assessor e coordenador para povos e comunidades tradicionais no Estado da Bahia, nas áreas de gestão das águas, desenvolvimento social e promoção da igualdade racial. Coordenador científico da Associação de Pesquisa Iyaleta, lidera a linha de pesquisa “Desigualdades e Mudanças Climáticas”. Sendo co-responsável pela pesquisa "Amazônia Legal Urbana - Análises socioespaciais de Mudanças Climáticas (2020/2022)" e a pesquisa “Estratégia sobre Mudanças Climáticas e Desigualdades: qualidade de vida, adaptação e saúde urbana na Amazônia e Nordeste do Brasil (2022-2024)

Emanuelle Góes

Pesquisadora Sênior

Pesquisadora Pós-Doc (CIDACS/Fiocruz/Bahia), Fellow do Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity (Drexel University Dornsife School of Public Health/EUA). Doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Pesquisadora Associada do Coletivo Angela Davis (UFRB). Pesquisadora do Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento – Elsa/Brasil (ISC/UFBA).

Gabriela Gaia

Pesquisadora Sênior

Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA e do PPGAU/UFBA. Arquiteta e urbanista pela UFES, mestra e doutora pelo PPGPAU/FAUFBA, onde integra o Grupo de Pesquisa Lugar Comum e o Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território. Pesquisa sobre narrativas, histórias e memórias da cidade e seus apagamentos, mobilizadas pelo debate étnico-racial e de gênero. É integrante da Coletiva Terra Preta Cidade e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Atualmente, realiza pós-doutorado no PPGAU/UFES.

Júlio Rocha

Pesquisador Sênior

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1992), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Doutorado Sanduíche - Tulane University (2000). Pós-doutoramento em Antropologia pela UFBA (2012). Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da UFBA (2021-2025). Atual Professor/Vice Coordenador do DINTER (Doutorado Interinstitucional) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) Faculdade Pio X, Faculdade FANESE e UNIRIOS. Foi vice-diretor da Faculdade de Direito (2013-2017).

Leonildo da Silva

Pesquisador Sênior

Bacharel em Enfermagem e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Saúde da Mulher pelo programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas da UFE. Mestre em Enfermagem na linha de pesquisa Mulher, Gênero e Saúde pela Escola de Enfermagem da UFBA. Fez parte do Comitê Estadual de Estudos sobre Mortalidade Materna entre 2013-2020. É Doutorando em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA no Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde - Musa. Enfermeiro Obstetra Líder do Centro Obstétrico da Maternidade Climério de Oliveira – UFBA desde 2021.

Rutte Andrade

Pesquisadora Sênior

Professora Adjunto do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Campus dos Malês. Docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. Docente nos Curso de Pós-Graduação/Mestrado em Pedagogia e Graduação em Ciências da Educação, da Universidade de Santiago em Cabo Verde. Possui Doutorado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH, da Universidade Federal da Bahia, 2018; Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Pública de Cabo Verde, 2013; e Licenciatura em Ensino de Filosofia pelo Instituto Superior de Educação, (Cabo Verde) 2008. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Africana e Processos Educativos em África e suas diásporas (CNPq/UNILAB).

Terezinha de Jesus

Pesquisadora Sênior

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutoranda do Programa de Ciências Farmacêuticas – UFRJ, membra do Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) da área de plantas medicinais, etnofarmacologia, tecnologia farmacêutica de fitoterápicos, controle de qualidade de matéria-prima vegetal e saúde pública.

Pesquisadoras/es Associadas/os

+

Ananda Ridart

Pesquisadora Associada

Jornalista e Cientista Política. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (PPGCP/UFPA). Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling (Insper). Atuou como discente/pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG). Pesquisa e retém interesse em Ciência Política, especificamente em: Estudos Legislativos, Comportamento Político, Instituições Políticas, Gênero, Políticas Ambientais e Amazônia.

Cláudia Góes

Pesquisadora Associada

Historiadora. Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena – FAAC, Educação, Pobreza e Desigualdade Social UFBA e Direitos Humanos na Escola FACIBA. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Cristina Lopes

Pesquisadora Associada

Cientista Social, Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri. Especialista em História da África e do Negro no Brasil pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes.

Diogo Sousa

Pesquisador Associado

Doutorando em Saúde Pública e Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche doutoral na University of California. Bolsista CAPES-PROEX, CAPES Print. Consultor-líder no projeto de “Strengthening Black, Gay-Led Organisations in Brazil - Colombia” pela Global Black Gay Men Connect. É psicólogo clínico e sanitarista. Especialista em Gênero e Sexualidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ellen Monielle

Pesquisadora Associada

Graduada em Relações internacionais pela Universidade Potiguar e mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Desde cedo, focou seus estudos em pautas ecológicas, alimentares e amazônicas, sendo seu tema do mestrado relacionado à diplomacia indígena, mudanças climáticas e COPs.

Emerson Serra

Pesquisador Associado

Mestrando em Direitos Fundamentais e Justiça, e Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade (2020), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Direito (2017) pela Universidade Católica do Salvador. Áreas: Direitos Humanos, Direito Urbanístico e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à Moradia, Zonas Especiais de Interesse Social, Meio Ambiente e Áreas de Proteção Ambiental.

Associadas/os Iyaleta

+

Geórgia Nunes

Associada Iyaleta

Baiana, empreendedora social especialista em Design Estratégico e Docência. Atuante há mais de 10 anos na área, desenhando interfaces e interações responsivas para web. Atualmente se dedica a promover e fomentar o ecossistema de empreendedorismo feminino, atuante nas áreas de Design, Educação Antirracista e Empreendedorismo Social.

Paulo Vianna

Associado Iyaleta

Sanitarista de formação, bacharel em Saúde Coletiva pela UFBA, com experiência de atuação em pesquisas na área de Epidemiologia Social, Doenças Infecciosas e Saúde da População Negra. Ativista social em HIV/Aids pelo GAPA-BA como Agente Multiplicador da Prevenção Combinada.

Juliana Dias

Associada Iyaleta

Jornalista formada pelo Centro Universitário Social da Bahia. Entre as experiências, destacam-se a atuação como coordenadora de projetos comunitários no Instituto Mídia Étnica, como repórter nos jornais Ìrohìn e A Tarde, e como assessora de comunicação e social media. Conquistou dois prêmios de jornalismo pelo Banco do Nordeste em 2010. É pesquisadora musical e produtora na Rádio Educadora FM. Áreas: identidades culturais, comunicação e negritude.

Rejane Glauce

Associada Iyaleta

Contabilista. Atuação por 30 anos como Administradora de Escritório e Finanças. Experiência em processos administrativos e prestação de contas de projetos sociais em organizações como OXFAM GB e Baobá – Fundo pra Equidade Racial.