Quem Somos

Pesquisadoras/es e Associadas/os

São confluentes associadas da Associação:

Pesquisadoras/es Sênior Iyaleta: pesquisadoras fundadoras ou convidadas pelo reconhecimento da trajetória científica e acadêmica, em condições de promover as finalidades da Confluência IYALETA.

Pesquisadoras/es Associadas/os: pesquisadoras fundadoras e/ou convidadas com expertise e em condições de contribuir com os objetivos da Confluência IYALETA

Associadas/os Iyaleta: fundadoras ou convidadas, atuantes no comprimento das finalidades e objetivos da Confluência IYALETA.

Pesquisadoras/es Sênior

+

Andrêa Ferreira

Pesquisadora Sênior

Nutricionista, Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia. Mestra em Nutrição, Alimentos e Saúde e Nutricionista pela Escola de Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora Associada no Cidacs/Fiocruz-Bahia onde estuda Minha Casa, Minha Vida e Doenças Cardiovasculares. Pos-doc do Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity (Drexel University Dornsife School of Public Health/EUA). Ex-assessora técnica do Programa Nacional de Alimentação do Escolar pelo CECANE (Bahia) para a regiao da Bahia e Sergipe. Experiência em pesquisas relacionadas ao Estado Nutricional, Insegurança Alimentar e Nutricional em Cabo Verde, Moçambique e Brasil, Envelhecimento, Doenças crônicas, e criação de Índices de privação no Brasil.

Dandara Ramos

Pesquisadora Sênior

Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Epidemiologista, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social (PPGPS-UERJ) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Colaboradora no Centro de Integração de Dados de Conhecimentos para Saúde (CIDACS-Fiocruz). Suas principais áreas de pesquisa são saúde da criança e do adolescente, avaliação de impacto de políticas, psicologia do desenvolvimento e avanços metodológicos para pesquisa em saúde.

Diosmar Filho

Pesquisador Sênior

Geógrafo, Doutorando no PÓSGEO na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador IYALETA - Pesquisa, Ciências e Humanidades. Pesquisador Associado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Foi professor e coordenador acadêmico da Especialização Lato Sensu Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Especialização Lato Sensu Direitos Humanos e Contemporaneidade – UFBA/UAB/CAPES.

Emanuelle Góes

Pesquisadora Sênior

Pesquisadora Pós-Doc (CIDACS/Fiocruz/Bahia), Fellow do Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity (Drexel University Dornsife School of Public Health/EUA). Doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Pesquisadora Associada do Coletivo Angela Davis (UFRB). Pesquisadora do Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento – Elsa/Brasil (ISC/UFBA).

Gabriela Gaia

Pesquisadora Sênior

Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA e do PPGAU/UFBA. Arquiteta e urbanista pela UFES, mestra e doutora pelo PPGPAU/FAUFBA, onde integra o Grupo de Pesquisa Lugar Comum e o Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território. Pesquisa sobre narrativas, histórias e memórias da cidade e seus apagamentos, mobilizadas pelo debate étnico-racial e de gênero. É integrante da Coletiva Terra Preta Cidade e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Atualmente, realiza pós-doutorado no PPGAU/UFES.

Júlio Rocha

Pesquisador Sênior

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1992), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Doutorado Sanduíche - Tulane University (2000). Pós-doutoramento em Antropologia pela UFBA (2012). Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da UFBA (2021-2025). Atual Professor/Vice Coordenador do DINTER (Doutorado Interinstitucional) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) Faculdade Pio X, Faculdade FANESE e UNIRIOS. Foi vice-diretor da Faculdade de Direito (2013-2017).

Leonildo da Silva

Pesquisador Sênior

Bacharel em Enfermagem e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Saúde da Mulher pelo programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas da UFE. Mestre em Enfermagem na linha de pesquisa Mulher, Gênero e Saúde pela Escola de Enfermagem da UFBA. Fez parte do Comitê Estadual de Estudos sobre Mortalidade Materna entre 2013-2020. É Doutorando em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA no Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde - Musa. Enfermeiro Obstetra Líder do Centro Obstétrico da Maternidade Climério de Oliveira – UFBA desde 2021.

Rutte Faizam

Pesquisadora Sênior

Professora Adjunto do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Campus dos Malês. Docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. Docente nos Curso de Pós-Graduação/Mestrado em Pedagogia e Graduação em Ciências da Educação, da Universidade de Santiago em Cabo Verde. Possui Doutorado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH, da Universidade Federal da Bahia, 2018; Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Pública de Cabo Verde, 2013; e Licenciatura em Ensino de Filosofia pelo Instituto Superior de Educação, (Cabo Verde) 2008. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Africana e Processos Educativos em África e suas diásporas (CNPq/UNILAB).

Terezinha de Jesus

Pesquisadora Sênior

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutoranda do Programa de Ciências Farmacêuticas – UFRJ, membra do Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) da área de plantas medicinais, etnofarmacologia, tecnologia farmacêutica de fitoterápicos, controle de qualidade de matéria-prima vegetal e saúde pública.

Pesquisadoras/es Associadas/os

+

Ananda Ridart

Pesquisadora Associada

Jornalista e Cientista Política. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará. Integrou o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia. Atuou como discente/pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas: Ciência Política e Sociologia, Gênero, Amazônia, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Ambientais, Comunicação Política e Estudos Latino-Americanos.

Cláudia Góes

Pesquisadora Associada

Historiadora. Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena – FAAC, Educação, Pobreza e Desigualdade Social UFBA e Direitos Humanos na Escola FACIBA. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Cristina Lopes

Pesquisadora Associada

Cientista Social, Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri. Especialista em História da África e do Negro no Brasil pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes.

Diogo Sousa

Pesquisador Associado

Doutorando em Saúde Pública e Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche doutoral na University of California. Bolsista CAPES-PROEX, CAPES Print. Consultor-líder no projeto de “Strengthening Black, Gay-Led Organisations in Brazil - Colombia” pela Global Black Gay Men Connect. É psicólogo clínico e sanitarista. Especialista em Gênero e Sexualidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ellen Monielle

Pesquisadora Associada

Graduada em Relações internacionais pela Universidade Potiguar e mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Desde cedo, focou seus estudos em pautas ecológicas, alimentares e amazônicas, sendo seu tema do mestrado relacionado à diplomacia indígena, mudanças climáticas e COPs.

Emerson Serra

Pesquisador Associado

Mestrando em Direitos Fundamentais e Justiça, e Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade (2020), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Direito (2017) pela Universidade Católica do Salvador. Áreas: Direitos Humanos, Direito Urbanístico e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à Moradia, Zonas Especiais de Interesse Social, Meio Ambiente e Áreas de Proteção Ambiental.

Associadas/os Iyaleta

+

Geórgia Nunes

Associada Iyaleta

Baiana, empreendedora social especialista em Design Estratégico e Docência. Atuante há mais de 10 anos na área, desenhando interfaces e interações responsivas para web. Atualmente se dedica a promover e fomentar o ecossistema de empreendedorismo feminino, atuante nas áreas de Design, Educação Antirracista e Empreendedorismo Social.

Paulo Vianna

Associado Iyaleta

Sanitarista de formação, bacharel em Saúde Coletiva pela UFBA, com experiência de atuação em pesquisas na área de Epidemiologia Social, Doenças Infecciosas e Saúde da População Negra. Ativista social em HIV/Aids pelo GAPA-BA como Agente Multiplicador da Prevenção Combinada.

Juliana Dias

Associada Iyaleta

Jornalista formada pelo Centro Universitário Social da Bahia. Entre as experiências, destacam-se a atuação como coordenadora de projetos comunitários no Instituto Mídia Étnica, como repórter nos jornais Ìrohìn e A Tarde, e como assessora de comunicação e social media. Conquistou dois prêmios de jornalismo pelo Banco do Nordeste em 2010. É pesquisadora musical e produtora na Rádio Educadora FM. Áreas: identidades culturais, comunicação e negritude.

Rejane Glauce

Associada Iyaleta

Contabilista. Atuação por 30 anos como Administradora de Escritório e Finanças. Experiência em processos administrativos e prestação de contas de projetos sociais em organizações como OXFAM GB e Baobá – Fundo pra Equidade Racial.