Quem Somos

Conselho Científico

O Conselho Científico da IYALETA – Pesquisa, Ciências e Humanidades é formado por 05 (cinco) associadas convidadas com reconhecimento e conhecimentos cultural, tradicional, comunitário, territorial e acadêmico, e é a instância máxima da Associação de Pesquisa.

Mandato 2022-2026

+

Alcides dos Santos

Presidente

Coordenador Executivo do Projeto RHOL - Redes de Plantas Medicinais e Litúrgicas - em Comunidades Religiosas de Matriz Africana na empresa Organização Filhos do Mundo. Foi Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural do município de Lauro de Freitas (Bahia).

Luiza Cavalcante

Secretária

Mãe, avó, agricultora afroecológica, educadora popular. Articuladora na AMNB, Instituto Candeeiro, na REGA-NE, no GT Mulheres da ANA. Gestora da Associação Sítio Ágatha e do Sítio Ágatha-Espaço matriarcal de vivências e trocas agroecológicas, antirracistas , feministas situado no Assentamento Chico Mendes l, Tracunhaém, Mata Norte de PE.

Maria Inês Barbosa

Conselheira Científica

Assistente Social; Mestre em Serviço Social; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com tese sobre racismo em saúde, reconhecidamente o primeiro trabalho sobre perfil de mortalidade da população negra no país. Atualmente é Consultora independente, Palestrante, Membro de Bancas de Exames de Pós-graduação, em temas sobre Política de Saúde, Educação, Ação Afirmativa, Gênero e Racismo.

Rafael Xucuru-Kariri

Conselheiro Científico

Rafael Xucuru-Kariri é cientista político, doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Analista de Políticas Sociais do Ministério da Educação e pertence ao povo Xucuru-Kariri. Pesquisa políticas públicas, especialmente políticas indigenistas, (auto) biografias de lideranças políticas, cartas e arquivos indígenas.

Tatiane Costa

Conselheira Científica

Geógrafa pela Faculdade de Geografia e Cartografia e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, ambos da Universidade Federal do Pará. Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Áreas: Geografia Humana, Geografia Urbana, Geografia da Amazônia, Desenvolvimento Regional, Etnicidade Indígena e Educação Escolar Indígena.