Plataformas

Humanidades

Associação de Pesquisa Iyaleta recebeu comitiva da The Ubuntu Center – Drexel University na Bahia para diálogos científicos sobre Saúde, Territórios Negros e Mudanças Climáticas

Entre 23 e 30 de março, a Associação de Pesquisa Iyaleta acompanhou a comitiva de pesquisadoras, professoras e ativistas da The Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity da Drexel University em missão na Bahia, e promoveu encontros diaspóricos científicos. As atividades entre as pesquisadoras aconteceram na sede da Associação de Pesquisa Iyaleta, no Hub Salvador, no Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e no Terreiro Ilé Òrìṣà Nlá Àṣẹ Ọbalodó (Sitio da Paz). Os diálogos trouxeram a memória de colaboração entre as instituições e avançou sobre as possibilidades de cooperação científica para os anos seguintes. 

“Bem-vindas à capital da Bahia. Desejamos que vocês sejam bem recebidas ao nosso país e estejam conectadas a Salvador, esta cidade solar. Vale compartilhar, que no período de outubro e novembro de 2023, nós da Associação de Pesquisa Iyaleta estávamos fazendo a missão nos Estados Unidos, com o Ubuntu Center. Agora, neste retorno, continuamos o ciclo da irmandade na expectativa de trazermos outras irmãs nos próximos anos”, anunciou Emanuelle Góes, pesquisadora sênior e líder da linha de investigação “Justiça e Equidade de Gênero” da Associação de Pesquisa Iyaleta. 

“Nós estamos tão felizes e agradecidas por estarmos aqui. Como este momento se deu em circularidade é bastante poderoso. Estamos animadas de estarmos aqui na Bahia e numa oportunidade de aprendizado em comunidade”, declarou Sharelle Barber, professora da Escola de Saúde Pública da Drexel University e Diretora inaugural da The Ubuntu Center.  

As atividades deste intercâmbio entre a The Ubuntu Center e a Associação de Pesquisa Iyaleta fazem parte do plano de cooperação técnica e científica entre as duas instituições nas áreas das pesquisas, formação e fomento acadêmico. Ambas têm promovido encontros nas agendas de desigualdades raciais, território, justiça reprodutiva, racismo e saúde e mudanças climáticas. 

Ao lado da Diretora da The Ubuntu Center Sharrelle Barber, estiveram presentes Jennifer Ware, Vice-Diretora, Tommy Caison e Rachel Mayes, Fellow movement da The Ubuntu Center, Tanisha Barnes, Coordenadora Administrativa, Jessica Whitley, gestora de projetos, Nina Sun, diretora do Article XXII e integrante do Conselho Estratégico do Centro, Ashley Gripper, pesquisadora e professora do Departamento de Saúde Comunitária e Prevenção da Universidade de Drexel, assim como Ahaji Schreffler, Diretora Sênior de Educação no Exterior da Universidade de Drexel e Idris Robinson, doutorando da Faculdade de Saúde Pública da mesma Universidade. 

A parceria entre a The Ubuntu Center e a Associação de Pesquisa Iyaleta tem produzido resultados importantes para as pesquisas sobre Desigualdades Raciais e Racismo e Saúde, como o Policy Brief “Tornando o Invisível, Visível: Raça, Racismo e Dados de Saúde – Lições de países da América Latina” e o projeto Pan Diaspora: Data Initiative for the Analysis of Racial/ Ethnic Health Inequalities in the Pan American Region.  

Acesse aqui os estudos feitos em parceria! 

Mudanças Climáticas e Justiça Reprodutiva 

Na parceira institucional entre as instituições, em 2023, iniciaram a The Ubuntu Global Series, uma série de diálogos transatlânticos globais sobre Justiça Reprodutiva e Mudanças Climáticas, que contou também com a parceria do Article XXII (EUA). A ação tem sido ampliada pela incidência que as duas instituições realizaram em parceria nas Conferências das Partes (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climática (UNFCCC): COP27, no Egito e na COP28 nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Desde 2022, The Ubuntu Center também é parceira do Programa de Cursos Livres do Spring Iyaleta, que anualmente oferece cursos preparatórios para a COP.  

Na COP28, a Associação de Pesquisa Iyaleta convidou pesquisadoras da The Ubuntu Center (EUA), assim como de Cabo Verde, Moçambique e Portugal, para diálogos no painel “Adaptação Climática: uma perspectiva de gênero. Vozes de mulheres de África e diásporas”. O painel foi uma ação conjunta da Associação de Pesquisa Iyaleta e da Drexel University, via The Ubuntu Center, organizações Observadoras-Membro da UNFCCC. A atividade sinaliza os esforços da pesquisa e intercâmbio de experiências nas negociações climáticas.

 

Fomento acadêmico 

Ao passo em que os diálogos de parceria estratégica para fomento acadêmico se delineiam entre a The Ubuntu Center e Associação de Pesquisa Iyaleta, a experiência de visita do grupo de pesquisadoras estadunidenses também se deu na compreensão dos processos históricos e políticos da população Negra brasileira.  

Na agenda de diálogos, também houve espaço para visita ao Terreiro Ilé Òrìṣà Nlá Àṣẹ Ọbalodó (Sitio da Paz), em Lauro de Freitas, território sagrado sob a liderança de Bàbá Alcides de Oxalá, conselheiro científico da Associação de Pesquisa Iyaleta. No encontro, aspectos sobre territórios, espiritualidade e resistência foram abordados como pontos confluentes para um fazer científico que alcance Direitos e modos de vida. 

“Esse encontro nos apresenta as possibilidade de confluirmos em horizontalidades às Ciências que nos coloquem em humanidades no século XXI, diante dos compromissos globais e territoriais, de vivermos cidades em natureza e eliminar as desigualdades que aprofundam a vida das populações Negras diaspóricas”, explicou Diosmar Filho, pesquisador sênior e líder da pesquisa “Desigualdades e Mudanças Climáticas” da Associação de Pesquisa Iyaleta, no dialogo realizado  na sede da Associação de Pesquisa Iyaleta no Hub Salvador, localizado no bairro do Comercio nas estruturas do Porto de Salvador na Baía de Todos os Santos. 

Como parte dos encontros científicos as pesquisadoras da The Ubuntu Center, foram convidas a participar da aula da disciplina “Epidemiologia, raça e racismo – aspectos teóricos e Metodológicos”, componente curricular oferecido pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), oferecida pelas professoras Drª. Dandara Ramos, Drª Andrêa Ferreira e Drª Emanuelle Góes, pesquisadoras sêniores da Associação de Pesquisa Iyaleta.   

“Como integrante pesquisadora das duas instituições, recebemos todas neste território diaspórico chamado Bahia. Esta conexão tem sido uma grande experiência e vejo com entusiasmo essa confluência que está apenas começando” relatou Andrêa Ferreira, pesquisadora sênior e líder da linha de pesquisa em “Segregação, Moradia e Saúde” e pós-doc da The Ubuntu Center na Universidade de Drexel.  Durante a aula no ISC/UFBA, se destacou o diálogo sobre a importância da coleta e qualificação da informação sobre o quesito raça/cor nos Sistemas de informação em Saúde no Brasil e as experiências de outros territórios diaspóricos.  

A programação de intercâmbio entre The Ubuntu Center e Associação de Pesquisa Iyaleta desdobra-se na construção de estudos e pesquisas sobre mudanças climáticas, Justiça reprodutiva, saúde e território. Durante os encontros da comitiva no território baiano, desenhou-se a cooperação para incidência e fomento em pesquisas, negociações internacionais e intercâmbio entre pesquisadoras.  

Acompanhe os próximos passos da parceria entre Associação de Pesquisa Iyaleta e a The Ubuntu Center em nossos canais! 

Linked-in | Facebook | X.com | Instagram | Site