Plataformas

Humanidades

Faculdade de Direito da UFBA e Associação de Pesquisa Iyaleta realizam aula inaugural da Especialização Lato Sensu em Direitos, Desigualdades e Governança Climática

Prof. Drª Emanuelle Góes e o Prof. Dr. Julio Rocha dão aula sobre “Governança Climática com Justiça para equidade em 2030”, com transmissão ao vivo 

Na próxima sexta-feira, 22, às 18h, acontece a aula inaugural do curso de Especialização Lato Sensu EaD em “Direitos, Desigualdades e Governança Climática”, uma realização da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria técnico-científica com a Associação de Pesquisa Iyaleta. A aula pode ser acompanhada pelo canal do Youtube da Associação de Pesquisa Iyaleta e é aberta ao público. Com duração até 2025, a pós-graduação formará até 100 especialistas, com carga horária de 320 horas em três semestre. O curso tem o fomento do Programa de Formação Iyaleta,  parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e o NUTACS/UFBA, e apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS). 

Com o tema “Governança Climática com Justiça para Equidade em 2030”, a aula inaugural será da Prof. Drª. Emanuelle Góes, da Associação de Pesquisa Iyaleta e especialista em estudos epidemiológicos sobre direitos sexuais e reprodutivos, e Prof. Dr. Julio Rocha que acumula atuação nos temas de direito ambiental, recursos hídricos, meio ambiente e comunidades tradicionais. Para participar, basta acessar este link. A aula magna contará ainda com momento de interação com o público, que pode compartilhar dúvidas e tecer comentários por meio da plataforma de transmissão. 

O curso de Especialização Lato Sensu EaD “Direitos, Desigualdades e Governança Climática” foi lançada na 28ª Conferência das Partes, da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCCC), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 08 de dezembro de 2023. Ele é coordenado pela Prof. Drª. Raíssa Pimentel, coordenadora da especialização e professora da FADIR/UFBA, Prof. Drª. Dandara Ramos, vice-coordenadora da especialização e professora adjunta do ISC/UFBA, com representação da Coordenação Científica da Associação de Pesquisa Iyaleta pela Prof. Drª. Andrêa Ferreira, pesquisadora sênior e líder da linha de pesquisa “Segregação, moradia e saúde”.   

As inscrições para a especialização foram realizadas através de edital publicado pela FADIR/UFBA em dezembro de 2023. A pós-graduação conta ainda com ações afirmativas, efetivadas na formação da turma na Universidade Federal da Bahia, assim como na disponibilização de bolsas de estudo para permanência através do Programa de Formação Iyaleta e apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade. 

O curso está estruturado em três grandes eixos temáticos: Eixo Temático I – O Direito ao Ambiente; Eixo Temático II – Política e Governança Climática; Eixo Temático III – O Espaço da Humanidade e as Mudanças do Clima. Com duração de 15 meses, 12 componentes curriculares e uma carga horária de 360 horas, as aulas iniciam-se no semestre 2023.2 da UFBA. Todo o programa tem como espaço de formação o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle da UFBA, assim como três avaliações presenciais na Faculdade de Direito, na cidade de Salvador, Bahia. 

Informações: 71 3283-9045 (Faculdade de Direito) – e-mail: eddgc@ufba.br