Comunicação

Notícias

Associação de Pesquisa Iyaleta incide na COP28 com cinco painéis em atenção a adaptação climática

A Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades participa da 28º Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), no período de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com participação em cinco painéis, dedicados aos temas da adaptação, gênero, transparência e racismo ambiental, três deles acontecem no Pavilhão Brasil e dois em parceira com The Ubuntu Center – Universidade de Drexel (EUA), no Pavilhão Universitário, na Blue Zone. A expectativa das pesquisadoras está na negociação e aprovação pelas partes dos Objetivos Globais de Adaptação e ampliação do financiamento para implementação.  

Credenciada para Observadora da UNFCCC, a Associação de Pesquisa tem se dedicado aos estudos e pesquisas para ampliar a capacitação no campo da adaptação, transferência, gênero e o alcance da governança climática em  desenvolvimento no caso o Brasil avançar na implementação da adaptação como política pública em território nacional. 

São integrantes da delegação as pesquisadoras sêniores Andrêa Ferreira, Diosmar Filho e Emanuelle Góes, coordenadoras científicas da associação, a pesquisadora associada Ananda Ridart, e Mariana Gomes, do “raio de sol” da coordenação de comunicação. E o convidado pesquisador sênior Júlio Rocha,  diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia(UFBA). 

Na “carta para a mãe terra” (tradução da palavra Iyaleta, de origem iorubá), a Associação de Pesquisa Iyaleta é organizadora nos painéis sobre adaptação na primeira semana da COP28 em parceira organizações da sociedade civil e instâncias governamentais com o apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS). 

Confira a agenda Iyaleta na COP28: 

Painel “Mudanças Climáticas: um diálogo transnacional”. 

Data: 03/12/2023 (8h às 9h) 

Organização: The Ubuntu Center/Drexel University e Associação de Pesquisa Iyaleta  

Painelistas: Dr. Israel Oliveira Jr (UNEB, Brasil); Me. Diosmar Filho (Associaçao de Pesquisa Iyaleta, Brasil); Dra. Catalina Moreno (London School, UK); Dra. Leonildes Nazar (iCS, Brazil). Mediação: Dra. Andrêa Ferreira, (Associação de Pesquisa Iyaleta – Brasil e Drexel University – US). 

 

Painel “Racismo Ambiental” 

Data: 03/12/2023 (13h30 às 14h45) 

Organizadora: Coalizão Negra por Direitos; Geledés – Instituto da Mulher Negra. 

Participantes: Associação de Pesquisa Iyaleta, Instituto da Mulher Negra, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, da Articulação Negra de Pernambuco. 

 

Painel “Adaptação Climática: uma perspectiva de gênero. Vozes de mulheres de África e diásporas” 

Data: 04/12/2023 (10h às 11h30) 

Organizadora: The Ubuntu Center/Drexel University e Associação de Pesquisa Iyaleta. 

Painelistas: Dra. Emanuelle Góes (Associação de Pesquisa Iyaleta – Brasil); Rosalía Pedro (Moçambique); Vânia Andrade (Coletivo Mulheres Negras Escurecidas/ Portugal); Gisseila Garcia (Universidade de Santiago / Cabo Verde); Dra. Sharrelle Barber (The Ubuntu Center on Racism, Global Movements, and Population Health Equity / Universidade de Drexel – Estados Unidos) 

Painel “Transição Justa: desafios políticos, sociais, ambientais, técnicos e econômicos” 

Data: 05/12/2023 (13h30 às 14h45) 

Organizadora: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) 

Participantes: Rosana Santos – Instituto E+ Transição Energética, Dra. Andrêa Ferreira – Associação de Pesquisa Iyaleta, Cristiane Faustino – Instituto Terramar, Brent Millikan – Conectas Direitos Humanos. 

 

Painel “Transparência: desafios e conexões para implementação da adaptação climática” 

Data: 06/12/2023 (16h30 às 17h45) 

Organizadora: Instituto Alziras 

Painelistas: Me. Diosmar Filho (Associação de Pesquisa Iyaleta), Prefeita Carolina Cosse (Montevideo – Uruguai), Prefeita Renata de Sene (Francisco Morato-SP), Natalia Cerri, líder de inovação e gestão do conhecimento no Instituto Votorantim. Mediação: Michelle Ferreti, codiretora do Instituto Alziras. 

 

Pesquisa em Adaptação Climática Norte e Nordeste do Brasil  

A Associação de Pesquisa Iyaleta realiza o projeto de pesquisa “Adaptação Climática: uma intersecção Brasil, 2023-2024”, com apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade – iCS . 

Para acompanhar a agenda da Associação de Pesquisa Iyaleta e suas parceiras na COP28, confira a cobertura nas redes sociais (Linked-in | X (ex-Twitter) | Instagram | Facebook) e na newsletter da instituição (inscreva-se aqui!). Para jornalistas, também é possível entrar em contato via comunicacao@iyaleta.org. 

 

Assessoria de comunicação: Mariana Gomes (71 99209-0879)