Comunicação

Notícias

Brazil Climate Action Hub chega ao fim. Novo espaço na COP28 com Governo Federal, Pavilhão Brasil, abre cadastro

Após três anos de atividades nas Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COPs/ UNFCCC), o espaço Brazil Climate Action Hub, voltada às atuações da sociedade civil na agenda climática, foi descontinuado. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 13, no site do hub. A proposta chegou ao fim com o entendimento que o presente diálogo com o governo brasileiro na agenda climática mobiliza robustez para uma nova etapa de debates internacionais no campo. Essa construção fez parte dos objetivos estratégicos do hub. A nova aposta de ações na pasta inicia-se na COP28, no Pavilhão Brasil. 

A Associação de Pesquisa Iyaleta integrou o Comitê Gestor do Brazil Climate Action Hub na 27º Conferência das Partes, realizada em 2022 no Egito. No evento, coordenou três grandes atividades no hub: os painéis sobre “Ambições e Desafios para a Adaptação” e os painéis sobre “Perdas e Danos, Gênero e Impactos Territoriais”. Para a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, a instituição de pesquisa, desde o Norte e Nordeste brasileiros, integra a UNFCCC como observadora permanente para os assuntos de mudanças climáticas. 

Com a aposta na construção nos ambientes de diálogo com interface de diálogo com o governo federal, as instituições selecionadas para a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, podem se cadastrar no Pavilhão Brasil, até o dia 24 de setembro, neste formulário (clique aqui). Dúvidas podem ser enviadas para [email protected]. 

Ao longo de 150 eventos, o Brazil Climate Action Hub foi lugar de encontro de partes da agenda da adaptação climática advindas de povos originários, comunidades tradicionais, setor produtivo, assim como pesquisadoras, ativistas e gestoras públicas.  

“Esperamos que este espaço reúna durante o evento a diversidade brasileira na construção de um futuro sustentável”, afirma o Brazil Climate Action Hub, em seu site.  

Também em 2022, como integrante da gestão do Brazil Climate Action Hub, a Associação de Pesquisa Iyaleta lançou o sumário “Estratégias para Planos Nacionais de Adaptação: um caso Brasil” e a chamada de ação “↓1,5°C e Desigualdades Zer0”, proposta da Confluência Iyaleta às Partes e aos governos nacionais e subnacionais. De 25 de setembro a 16 de dezembro, a Confluência Iyaleta está na jornada formativa do Spring Iyaleta, com discussões e cursos livres voltados à qualificação de observadoras do clima, ativistas, pesquisadoras, estudantes e gestoras pública para a COP28. 

 

Mariana Gomes (Assessora de Comunicação – 71 992090879).