Brazil Climate Action Hub chega ao fim. Novo espaço na COP28 com Governo Federal, Pavilhão Brasil, abre cadastro
Após três anos de atividades nas Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COPs/ UNFCCC), o espaço Brazil Climate Action Hub, voltada às atuações da sociedade civil na agenda climática, foi descontinuado. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 13, no site do hub. A proposta chegou ao fim com o entendimento que o presente diálogo com o governo brasileiro na agenda climática mobiliza robustez para uma nova etapa de debates internacionais no campo. Essa construção fez parte dos objetivos estratégicos do hub. A nova aposta de ações na pasta inicia-se na COP28, no Pavilhão Brasil.
A Associação de Pesquisa Iyaleta integrou o Comitê Gestor do Brazil Climate Action Hub na 27º Conferência das Partes, realizada em 2022 no Egito. No evento, coordenou três grandes atividades no hub: os painéis sobre “Ambições e Desafios para a Adaptação” e os painéis sobre “Perdas e Danos, Gênero e Impactos Territoriais”. Para a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, a instituição de pesquisa, desde o Norte e Nordeste brasileiros, integra a UNFCCC como observadora permanente para os assuntos de mudanças climáticas.
Com a aposta na construção nos ambientes de diálogo com interface de diálogo com o governo federal, as instituições selecionadas para a COP28, nos Emirados Árabes Unidos, podem se cadastrar no Pavilhão Brasil, até o dia 24 de setembro, neste formulário (clique aqui). Dúvidas podem ser enviadas para [email protected].
Ao longo de 150 eventos, o Brazil Climate Action Hub foi lugar de encontro de partes da agenda da adaptação climática advindas de povos originários, comunidades tradicionais, setor produtivo, assim como pesquisadoras, ativistas e gestoras públicas.
“Esperamos que este espaço reúna durante o evento a diversidade brasileira na construção de um futuro sustentável”, afirma o Brazil Climate Action Hub, em seu site.
Também em 2022, como integrante da gestão do Brazil Climate Action Hub, a Associação de Pesquisa Iyaleta lançou o sumário “Estratégias para Planos Nacionais de Adaptação: um caso Brasil” e a chamada de ação “↓1,5°C e Desigualdades Zer0”, proposta da Confluência Iyaleta às Partes e aos governos nacionais e subnacionais. De 25 de setembro a 16 de dezembro, a Confluência Iyaleta está na jornada formativa do Spring Iyaleta, com discussões e cursos livres voltados à qualificação de observadoras do clima, ativistas, pesquisadoras, estudantes e gestoras pública para a COP28.
Mariana Gomes (Assessora de Comunicação – 71 992090879).