Plataformas

Humanidades

ONU confirma Belém como sede da COP-30 em 2025

“Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia”, escreveu o presidente Lula nas redes sociais.

Fonte: Leonardo Ribbeiro da CNN em Brasília



A cidade de Belém, no Pará, vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) pelo governo federal, por meio de um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), recebem a confirmação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

“As Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da COP-30 na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025”, informou o chanceler.

A Conferência do Clima da ONU é o maior evento do mundo dntro dessa temática. Na reunião, chefes de Estado e de governo, pesquisadores, ambientalistas e empresários discutem medidas de enfrentamento às mudanças climáticas.

A candidatura de Belém para ser a cidade-sede foi oficializada em janeiro. No entanto, a articulação que resultou na escolha começou quando o presidente Lula ainda não tinha tomado posse, no ano passado, durante COP-27, no Egito.

“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia?”, explicou Lula no vídeo.

Na gravação, o governador do Pará garante ao presidente que o estado está preparado para receber o evento. “Aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente”, afirmou Helder Barbalho.

 

O que significa a sigla COP?

 

COP é uma sigla em inglês que significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”), representando a associação de todos os países-membros (ou “partes”) que se reúnem anualmente, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.

Ela é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima. Sua origem está ligada à ECO-92, organizada há 30 anos pela ONU, no Rio de Janeiro, onde 197 países assinaram um tratado para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

A primeira COP ocorreu em 1994, em Berlim, na Alemanha, quando o tratado assinado em 1992 entrou em vigor. Desde então, a ONU convoca anualmente todos os países para a cúpula climática — em 2021, líderes de 120 nações participaram da reunião, segundo a organização.