Plataformas

Humanidades

Associação de Pesquisa Iyaleta e Instituto GeoLAB assinam cooperação técnica e científica

A Associação de Pesquisa Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades e o Instituto e Laboratório de Geoeconomia da América do Sul – GeoLAB, de Rio Branco (Acre) assinaram em 15 de março, o primeiro termo para cooperação técnica e científica entre as instituições. O termo tem como objetivo desenvolver pesquisas, formação e comunicação em temas relacionados às desigualdades e mudanças climáticas, equidade e justiça de gênero e segregação, moradia e saúde. 

O GeoLAB que é um Instituto de Pesquisa e uma Think Tank, tem como missão institucional promover o desenvolvimento econômico e integração regional na América do Sul baseadas na Inovação, Ciência e Tecnologia gerando e usando dados para solucionar problemas regionais com saídas geoeconômicas de baixo carbono.

A pesquisadora e coordenadora de projetos da Associação de Pesquisa Iyaleta, Daiane Batista, ressalta a importância da parceria com o GeoLAB. “Somos instituições com finalidades científicas muito próximas, desejamos através da pesquisa, da formação e da incidência construir uma rede de articulação Norte e Nordeste, elaborando juntos conhecimentos, estudando e evidenciando as desigualdades e as consequências das mudanças climáticas nos territórios mais vulneráveis dessas duas regiões”, destacou.

Para a Izábia Coutinho, pesquisadora e headliner do GeoLAB, a cooperação entre as instituições pode contribuir para a promoção de pesquisas interdisciplinares, a formação de profissionais capacitados e a elaboração de políticas públicas que considerem as complexidades geoeconômicas e geopolíticas da região. “A cooperação entre essas duas instituições é um marco científico importante para ambas as entidades, que são novas, mas já pujantes, na região norte e nordeste do Brasil. Essa cooperação técnica representa um passo importante em direção à economia de baixo carbono e à adaptação da sociedade diante das mudanças climáticas, além de ser uma contribuição significativa para a eliminação das desigualdades raciais, étnicas, territoriais, de gênero, geracionais e sociais na região norte e nordeste do Brasil”, ressalta.

O próximo passo de consolidação da cooperação é a elaboração dos planos de trabalho específicos para os próximos quatro anos e para isso serão realizadas reuniões técnicas para detalhar cada ação de pesquisa, formação e comunicação a serem desenvolvidas. Integram como ações a integração de dados para desenvolvimento dos estudos urbanos sobre adaptação ao clima e as desigualdades nas Regiões Norte e Nordeste. Uma das ações do plano será a realização de cursos  livres no Spring Iyaleta 2023, em formato presencial e online na sede do Instituto GeoLAB em Rio Branco.

Cristovão Henrique, pesquisador e diretor estratégico do Instituto GeoLAB ressalta a importância da cooperação entre as instituições, sendo uma das iniciativas compreendermos os desafios regionais no campo científico. “São duas instituições, em dois cantos desse país, que vão reunir um conjunto de pesquisadores e iniciativas étnicas, raciais, sociais, geoeconômicas e bioeconômicas, que pretendem compreender os desafios que são colocados para as regiões historicamente esquecidas.”

A pesquisadora e coordenadora científica da Associação de Pesquisa Iyaleta, Andrêa Ferreira, destaca que “a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Iyaleta e o Geolab representa o confluir institucional, formativo e científico das duas organizações localizadas nas regiões norte e nordeste frente aos desafios da transição climática e das desigualdades no século XXI” conclui.