Comunicação

Notícias

COP30: REUNIÕES CLIMÁTICAS MARCAM O JUNHO DA UNFCCC EM BONN (ALEMANHA)

Associação de Pesquisa Iyaleta acompanha as negociações da Agenda de Adaptação e o Plano de Ação de Gênero

Neste mês de junho acontece na cidade de Bonn, Alemanha, entre 16 e 26 de junho de 2025, a 62ª Sessão do Órgão Subsidiário de Implementação (SB62) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), com o objetivo de avançar as negociações da Meta Global de Adaptação (GGA), do Plano de Ação de Gênero e da Nova Meta Coletiva Qualitativa para o Financiamento Climático (NCQG).   

As reuniões na SB62 têm a missão de produzir avanços técnicos e políticos no que se refere à implementação das Metas Globais de Adaptação (GGA), o que representará grande avanço na implementação do Artigo 7 do Acordo de Paris em escala global, neste ano que são celebrados seus dez anos. As sessões da SB62 para adaptação têm, nos relatórios de especialistas, o horizonte de contribuir com as Partes para avaliação proposta de indicadores para as metas temáticas de: Água, Alimentação, Saúde, Infraestruturas, Pobreza e Meios de Subsistência, Patrimônio Cultural e ciclo de Adaptação. 

Acompanhe as negociações da SB62 pelo site da UNFCCC.  

A implementação do Artigo 7 do Acordo de Paris é uma das principais pautas de observação da Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades, sociedade científica que integra o grupo constituintes investigadoras independente (RINGO), como membro observadora permanente da sociedade civil na UNFCCC. Na SB62, a Associação de Pesquisa está representada pelas pesquisadoras sêniores da coordenação científica: Emanuelle Góes, Andrêa Ferreira e Diosmar Filho. As pesquisadoras acompanham as negociações em Bonn, buscando contribuir com as negociações através do acúmulo de conhecimentos desenvolvidos nos últimos anos com estudos e pesquisas que interseccionam os temas de adaptação climática e gênero. Esta base cientifica da Associação de Pesquisa Iyaleta contribui para mover as populações urbanas nas cidades do Sul Global da situação de desigualdades prévias para a resiliência, tendo em vista os impactos e efeitos das mudanças climáticas que avançam nesta década com o aumento da temperatura média do Planeta Terra, como nos alerta a Organização Mundial de Meteorologia (OMM). 

Quanto às negociações da NCQG, a Associação de Pesquisa Iyaleta destaca o trabalho da Presidência do Brasil, como Estado-Nação anfitrião da 30º Conferência das Partes da UNFCCC, na cidade de Belém (Pará), em novembro, a COP30 da Amazônia. A grande ambição tem sido mobilizar países desenvolvidos e o setor privado, para o compromisso com a meta de U$ 1,3 trilhões de dólares até 2035. 

Como forma de socialização dos estudos e pesquisas realizadas, a Associação de Pesquisa Iyaleta lançou em junho 2022 a Plataforma de Adaptação Climática em seu site, com os cadernos e notas técnicas publicados sobre desigualdades urbanas e populacionais, como evidência técnica e científica para o desenvolvimento de estratégias, planos e política nacional e local de adaptação climática, nas cidades das Regiões Nordeste e Norte do Brasil. A plataforma é fruto do projeto de pesquisa “Adaptação Climática: uma intersecção Brasil 2030 (Fase 01)”, com o apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS). 

O projeto de pesquisa tem como objetivo a promoção de estudos, o fomento, a capacitação e as pesquisas técnico-científicas, nas escalas nacional e internacional, contribuindo para as formas e estruturas que garantam a implementação do Artigo 7º do Acordo de Paris da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), no território brasileiro pelos Governos Nacional e Subnacional.  Acompanhe aqui! 

 

Mais informações: 

Mariana Gomes – coordenação de comunicação 

Associação de Pesquisa Iyaleta 

Contato: comunicacao@iyaleta.org // +55 71 99187-0907