Plataformas

Humanidades

Semiárido em perspectiva de gênero: Associação de Pesquisa Iyaleta lança estudo sobre violências sexuais contra meninas e adolescentes e os efeitos dos períodos prolongados de seca

A Associação de Pesquisa Iyaleta lançará seu próximo Caderno Iyaleta no dia 19 de setembro, às 18h30, em webinário no canal do Youtube @iyaletapesquisa. Intitulado “Semiárido em perspectiva de gênero: violências sexuais contra meninas e adolescentes e os efeitos dos períodos prolongados de seca(acesse agora), o sexto volume da série Cadernos Iyaleta, é liderado pela Doutora em Saúde Pública Emanuelle Góes, Pesquisadora Sênior e líder da linha de pesquisa “Equidade de Gênero e Justiça Reprodutiva” da Associação de Pesquisa.  

O estudo inaugura a segunda fase (2024-2026) da pesquisa “Adaptação Climática: uma intersecção Brasil 2030”, com apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O webinário contará com a participação da autora da pesquisa, Dra. Emanuelle Góes, e das convidadas Leonildes Nazar, especialista em engajamento e incidência em política climática do iCS, Elaine Amazonas, gerente de projetos da Plan International Brasil – Escritório Bahia, e JP Amaral, coordenador do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, que comentarão o estudo. A Doutora em Saúde Pública Andrêa Ferreira, Pesquisadora Sênior da Associação de Pesquisa Iyaleta, fará a moderação do webinário.   

O Caderno Iyaleta Vol. 06 “Semiárido em perspectiva de gênero: violências sexuais contra meninas e adolescentes e os efeitos dos períodos prolongados de seca” apresenta dados inéditos sobre violências sexuais e maternidade na adolescência, nos municípios do Semiárido em extrema pobreza, observando também as desigualdades raciais e geracionais neste contexto, analisando a relação entre as Violências Baseadas em Gênero (VBGs) e os eventos climáticos extremos.   

A publicação analisa como períodos prolongados de seca e estiagem resultantes das mudanças climáticas impactam a saúde sexual e reprodutiva de meninas (de 10 a 14 anos), adolescentes (de 15 a 19 anos) e mulheres, de forma direta e indireta, adensando as VBGs.   

O Semiárido, território de análise do Caderno Iyaleta Vol. 06, é composto por nove estados da região Nordeste e pelo Norte de Minas Gerais, totalizando 1.626 municípios. No total, ocupa 12% do território nacional e abriga cerca de 28 milhões de habitantes divididos entre zonas urbanas (62%) e rurais (38%).   

Dentre os tipos de violências sexuais analisadas nos municípios da região Semiárida em contextos de extrema pobreza estão as situações de estupro, abuso e exploração sexual contra meninas e adolescentes, assim como os desdobramentos em gravidezes, maternidades e arranjos conjugais precoces.

Secas, longas estiagens e violências sexuais contra meninas e adolescentes  

As análises dos resultados presentes no Caderno Iyaleta Vol. 6 “Semiárido em perspectiva de gênero: violências sexuais contra meninas e adolescentes e os efeitos dos períodos prolongados de seca” evidenciam a profundidade das desigualdades raciais, de gênero, geracionais e territoriais para aquelas que vivem no semiárido em extrema pobreza.   

O estudo dialoga com o campo de pesquisa internacional, que indica em outros países, como Quênia, Índia e Filipinas, que registram como os eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos têm gerado empobrecimento nas regiões e agudizado as violências contra meninas e mulheres.  

O Webinário de Lançamento do Caderno Iyaleta Vol 6: Semiárido em Perspectiva de Gênero é realizado pela Associação de Pesquisa Iyaleta e conta com parceria da Plan International Brasil, do Instituto Alana, do Instituto Patrícia Galvão e apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Para participar, as pessoas interessadas devem acessar o canal do Youtube da Associação de Pesquisa Iyaleta. O evento é voltado para pesquisadoras, ativistas, movimentos, estudantes, gestoras públicas e jornalistas. O acesso à publicação será liberado durante a transmissão ao vivo, com exibição de dados e análises inéditas.  

O quê? Webinário de Lançamento do Caderno Iyaleta Vol 6: Semiárido em Perspectiva de Gênero  

Quando? 19 de setembro de 2024, às 18h30  

Onde? Canal do Youtube @IyaletaPesquisa  

Acesse a publicação agora!