Associação de Pesquisa Iyaleta participa do evento “Race to Resilience: Ativação para América Latina e Caribe”, da United Nations Climate Change High Level Champions
A região da América Latina e o Caribe está em um momento de liderança, sendo sede de dois eventos climáticos chave nos próximos anos: a COP16 de Biodiversidade na Colômbia e a COP30 de Mudança Climática no Brasil. O momento convida os países desta parte do mundo a assumirem posições de liderança no âmbito da ação climática e da conservação da biodiversidade, tendo a oportunidade de construir uma narrativa regional que priorize a adaptação e a resiliência inclusiva e justa. Isso implica enfrentar os desafios climáticos que convergem com os desafios de desenvolvimento, reconhecendo a diversidade de atores e priorizando a proteção das pessoas, da natureza e dos meios de subsistência.
A Race to Resilience é uma campanha global liderada pelos United Nations Climate Change High Level Champions, que tem como objetivo mobilizar atores não estatais para a implementação de compromissos ambiciosos que aumentem a resiliência de 4 bilhões de pessoas, as mais vulneráveis, até 2030. Com a chegada de um Campeão Climático da região, a campanha tem a oportunidade de servir como plataforma para elevar os esforços coletivos do ecossistema de atores latino-americanos na promoção da agenda de resiliência das pessoas e dos sistemas naturais.
O Resilience Hub reúne uma comunidade global com diversas perspectivas e experiências para compartilhar conhecimentos, cocriar soluções e catalisar ações. Como o principal pavilhão de resiliência e adaptação à mudança climática na COP, o Hub busca impulsionar o debate e a agenda em torno da resiliência e colocar no centro do processo da COP soluções de resiliência equitativas e localmente informadas para as pessoas e a natureza. Ele também busca amplificar as vozes locais dos mais vulneráveis e afetados pelo clima.
Este evento tem como objetivo destacar a relevância de mobilizar a ação pela resiliência climática na América Latina e no Caribe, enquanto buscamos ativar, reunir e amplificar uma diversidade de vozes e atores sob um objetivo comum: avançar na agenda de adaptação e resiliência, fortalecendo e consolidando a presença e representatividade dos atores não estatais na campanha Race to Resilience rumo à COP30 em Belém e elevando a perspectiva regional por meio do Resilience Hub.
A sessão proporcionará um espaço de atualização sobre a relevância da agenda de adaptação e resiliência para a América Latina e o Caribe, e facilitará um diálogo entre organizações da sociedade civil, governos subnacionais e representantes de comunidades locais e Povos Indígenas. Será explorado como a campanha pode servir como uma plataforma eficaz para a ação na região, identificando oportunidades e fortalecendo a narrativa de resiliência com uma perspectiva latino-americana, além de reforçar a rede de colaboração em preparação para a COP30.
Público-alvo
Ecossistema de atores não estatais, como organizações da sociedade civil, governos subnacionais, organizações de comunidades locais e de Povos Indígenas, e setor privado da América Latina e Caribe.
A Associação de Pesquisa Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades é uma confluência reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), com a finalidade de desenvolver pesquisas, formação e comunicação técnica e científica no campo das ciências: humanas, naturais, aplicadas, exatas e tecnológicas, que impacte para a eliminação das desigualdades raciais, étnicas, territoriais, de gênero, geracionais e sociais no espaço mundo. É também uma organização da Sociedade Civil Observadora Membro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), desde julho de 2023.
🗓 Quarta-feira, 4 de setembro
⏰ Horário: 09h México / 10h Panamá / 11h EST / 12h Argentina / 12h Brasil
🌎 Idioma: Espanhol com tradução para inglês e português
12 hrs Palavras de boas-vindas
12:05 hrs Contexto da agenda de Adaptação e Resiliência na América Latina e a oportunidade de ação rumo à COP16 e COP30
12:15 hrs Race to Resilience: Apresentação da Campanha
12:25 hrs Perguntas sobre a Race to Resilience
12:35 hrs Diálogo “LAC NDCs 3.0: Incorporando a Adaptação e resiliência como pilares de ambição nos compromissos climáticos nacionais” Convidados: Fundação Avina, Global Territorial Alliance (AMPB), Conselho Indígena de Roraima (tbc), Associação de Pesquisa Iyaleta