Plataformas

Humanidades

Ubuntu Global Series – debateu Mudanças Climáticas e Justiça Reprodutiva a partir de uma perspectiva do Sul Global

Diálogos contou com a participação de  pesquisadoras do Brasil, Cabo Verde e EUA


Com intuito de abordar as Mudanças Climáticas e a Justiça Reprodutiva, a partir de uma perspectiva do Sul Global, as pesquisadoras da Associação de Pesquisa Iyaleta, partilharam estudos e conhecimentos durante as sessões da Ubuntu Global Series, que ocorreu por meio de webinários, entre os meses de abril e maio. As sessões contaram com a participação de pesquisadoras do Brasil, Cabo Verde e Estados Unidos. 

A justiça reprodutiva é uma das estratégias fundamentais para a autonomia das mulheres na sociedade. A pesquisadora e Dra Emanuelle Góes, da Associação de Pesquisa Iyaleta, participou no dia 18 de maio, da sessão da Ubuntu Global Series “Justiça Reprodutiva: uma conversa transnacional, a fim de abrir diálogos sobre a agenda dos direitos reprodutivos das mulheres. 

A pesquisadora Emanuelle Góes, destaca a importância de abordar as perspectivas da agenda dos direitos reprodutivos e possibilitar a troca de conhecimentos com as pessoas que estão  à margem da discussão.  

“O debate transnacional sobre a Justiça Reprodutiva é fundamental para centralizar e trazer a agenda dos direitos reprodutivos a partir dessas perspectivas e do olhar das mulheres Negras ativistas,  que durante muito tempo juntamente com mulheres Latinas, Indígenas, Asiáticas, pessoas Trans e pessoas LGBTQIA+ estavam à margem do debate dos direitos reprodutivos. Além disso, o webinário é um encontro onde todas nós, mulheres Negras, vamos dialogar e pensar sobre a Justiça Reprodutiva”.

Além disso, a pesquisadora Emanuelle Góes também reforça como a (in)Justiça Reprodutiva tem impactado o processo de escolha, autonomia e coletividade, no que se refere às mulheres Negras e como os contextos em que elas se encontram dificultam o acesso aos Direitos Reprodutivos e constata que as mulheres Negras têm poucas escolhas de vivenciarem a Justiça Reprodutiva por conta da violência do estado contra as pessoas Negras.

“As pessoas Negras vivenciam constantemente ataques do estado, de forma que a lei não ampara contra todas as agressões e esse processo muita das vezes ocasiona a interrupção da escolha de muitas jovens Negras pela maternidade planejada, com medo de toda a violência que os seus filhos podem também vivenciar na sociedade. As mães que já tem seus filhos também ficam com receio de perdê-los constantemente por conta dessa violência e negligência do estado contra as vidas Negras”, disse.  

A Ubuntu Global Series é um espaço que tem como objetivo unir esforços antirracistas locais e em Diáspora para diálogos transnacionais, co-organizada pela The Ubuntu Center on Racism, Global Movements, and Population Health Equity (EUA), Associação de Pesquisa Iyaleta (Brasil) e Article XII (EUA).

Segundo a pesquisadora e integrante da coordenação científica da Associação de Pesquisa Iyaleta, Andrêa Ferreira, as linhas de pesquisa da Associação tornam a sua participação fundamental  nesta  construção coletiva e diaspórica destes diálogos e saberes transnacionais.  

“Pensando em um projeto global que possibilite a conexão entre organizações, a Associação de Pesquisa Iyaleta é uma parceria fundamental na construção destes diálogos e movimentos globais, que é um dos pilares da Ubuntu Center. Além disso, esses diálogos transnacionais são parte da trajetória que a Associação de Pesquisa Iyaleta vem trilhando nos últimos anos, pautando diálogos que são reflexos das suas principais linhas de pesquisa, como: Desigualdade e Mudanças Climáticas,  Equidade e Justiça de Gênero, e Segregação, Moradia e Saúde”.  

O webinário teve tradução simultânea para Português e Inglês e contou também com a participação das pesquisadoras, Dra Rutte Cardoso, professora da Unilab, e da Dra Karen Scott, da Universidade da Califórnia, e com mediação da advogada Nina Sun da Article XII. 

A primeira sessão da Ubuntu Global Series, que ocorreu no dia  17 de abril, contou ainda com a participação do pesquisador da Associação de Pesquisa Iyaleta, Diosmar Filho, juntamente com as pesquisadoras Dra Erica Walker, da Brown University, Janelle Edward, doutoranda na Drexel University, na qual discutiram sobre Mudanças Climáticas a partir de uma perspectiva do Sul Global. Na oportunidade, o pesquisador Diosmar Filho partilhou os estudos, pesquisas e perspectivas frente às mudanças climáticas, em um diálogo transnacional que envolveu pesquisadoras do Brasil e dos Estados Unidos. 

Ubuntu Global Series – Os webinários da Ubuntu Global Series tem como objetivo fornecer um espaço seguro que viabilize o compartilhamento e a co-aprendizagem entre as pesquisadoras, ativistas, movimentos sociais, profissionais da saúde e a sociedade em geral. O objetivo é a construção de pontes entre a comunidade local e a diáspora, visando o plantio de sementes alicerçadas na justiça e equidade social a fim de prosperar, e nutrir sonhos e possibilidades de mudança num mundo sem muros e centrado no princípio Ubuntu de humanidade “Eu existo porque você existe”.

 

 Eduardo Haleks Peixoto, jornalista, comunicador social da Associação de Pesquisa Iyaleta