Comunicação

Notícias

Iyaleta lança nova série de podcasts sobre Justiça Reprodutiva

No primeiro episódio, já disponível, é explicado a transversalidade do tema e a importância de trazer foco a essa pauta.


A Associação de Pesquisa Iyaleta lançou hoje, 17 de março, o primeiro episódio da série de podcast “Justiça Reprodutiva do Lado de Cá”. A série foi pensada para debater assuntos que versem os direitos reprodutivos, as desigualdades de gênero, sociais e raciais. A apresentação desse primeiro programa é feita por Ananda Ridart, Jornalista e cientista política, e conta com a participação da pesquisadora e epidemiologista, Emanuelle Góes.

O podcast foi criado como forma de divulgação científica e debates dos resultados e investigações da linha de pesquisa “Equidade e Justiça de Gênero”, em desenvolvimento pela instituição. Além disso, o programa propõe trazer pesquisadoras e ativistas relacionadas a luta pela justiça reprodutiva.

De acordo com Emanuelle Góes, é muito importante discutir Justiça Reprodutiva e focar em questões transversais ao tema, “também iremos precisar pensar nas mulheres nas suas diversas dimensões: mulheres cis, mulheres trans, pessoas com útero, homens trans. Então todas essas questões estão atravessadas e são pensadas pela Justiça Reprodutiva”.

“A nossa intenção é que não façamos diálogo somente a partir do Brasil, mas dos movimentos. Então tanto pensando ao Norte e Nordeste do Brasil, como também pensando na África e a diáspora, nesse diálogo com pesquisadoras ativistas e atividades”, avalia Emanuelle.

Ao lançar o produto, a Associação entende que a justiça reprodutiva é mais que um conceito. Também é uma ferramenta de combate às desigualdades. Abordar e compreender a complexidade acerca dos direitos sexuais e reprodutivos nos territórios do sul global, que foram invadidos pela e vivem sob o fantasma da colonização é de extrema importância. A justiça reprodutiva reposiciona e descoloniza as narrativas sobre direitos reprodutivos.

O podcast “Justiça Reprodutiva do Lado de Cá” é uma produção da coordenação de comunicação Iyaleta Ananda Ridart, da pesquisadora Emanuelle Góes e arte assinada pela designer Georgia Nunes.

 

Podcasts Iyaleta

A nova série sobre Justiça Reprodutiva não é a primeira que a associação produz. Em outubro de 2022, a Iyaleta também lançou a série “Descolonizando o Clima”, que explica os impactos e efeitos das mudanças climáticas na realidade da população Negra e Indígena, além de expor novos conhecimentos sobre a pesquisa na área.

O podcast está disponível nas seguintes plataformas digitais de áudio:

 

Spotify

 

Deezer: