Comunicação

Notícias

Painéis sobre “Perdas e Danos, Gênero e Impactos Territoriais” na COP27 tem a coordenação da Iyaleta

Atividade com participação de pesquisadoras e ativistas integra programação do dia 11 de novembro da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Egito 

Saberes, aprendizados e estratégias das comunidades locais (urbanas, no campo e na floresta) no enfrentamento da crise climática e as experiências de gênero dos territórios impactados pelas Perdas e Danos nas cidades e florestas do Brasil são alguns dos pontos a serem tratados no dia 11 de novembro no Brazil Climate Action Hub, espaço da sociedade civil dentro da 27ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP27), na cidade de Sharm El-Sheikh (Egito). Os painéis “Gênero e Perdas e Danos” e “Perdas e Danos e Impactos nos Territórios” acontecem de das 9h15h às 12h45 (horário de Brasília) / 14h15 às 17h45 (horário do Egito) e vão reunir pesquisadoras e ativistas climáticas para confluir ideias, investigações e olhares sobre os modos como as mudanças climáticas impactam e afetam a vida das mulheres brasileiras e das populações nos territórios.  

A atividade tem como organizações realizadoras a Associação de Pesquisa Iyaleta (coordenação), Instituto Marielle Franco (IMF),Conectas Direitos Humanos, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Uma Gota no Oceano, OXFAM Brasil, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Projeto Saúde e Alegria, Vozes pela Ação Climática (VAC), Ocean Films, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Articulação Povos de Luta do Ceará e Organização Indígena Pariri.

Os painéis pretendem contribuir com o avanço das negociações em relação aos mecanismos de compensação financeira, na implementação de ações e políticas que eliminem as desigualdades sobre as populações, monitore os efeitos adversos das mudanças climáticas, preserve os rios, oceanos e promova o bem viver das populações afetadas, contemplando suas práticas e conhecimentos ancestrais.

 

Painel “Gênero e Perdas e Danos”

As organizações expositoras deste painel são: Associação de Pesquisa Iyaleta, CONAQ, Instituto Marielle Franco (IMF), Conectas Direitos Humanos e OXFAM Brasil. São painelistas:  Julia Neiva do Conectas Direitos Humanos; Edel Moraes do Conselho Nacional dos Extrativistas; Emanuelle Góes da Associação de Pesquisa Iyaleta; Sandra Pereira Braga da CONAQ. Na ocasião, será lançado a chamada de ação “↓1,5°C e Desigualdades Zer0”, uma iniciativa da Iyaleta às Partes e aos governos nacionais e subnacionais, responsáveis pela efetividade do Fundo de Adaptação, os Planos Nacionais de Adaptação e pela aprovação dos mecanismos de regulamentação das Perdas e Danos, conforme assinaram no Acordo de Paris – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). 

 

Painel “Perdas e Danos e Impactos nos Territórios”

As organizações expositoras deste painel são: IEB, CIR, Uma Gota no Oceano, Projeto Saúde e Alegria, Vozes pela Ação Climática (VAC), Ocean Films, Organização Indígena Pariri, IEMA, COIAB, CNS, Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. São painelistas:  Sara Gaia do IEB; Sineia do Vale da COIAB; Ricardo Baitelo do Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA.

Os dois painéis serão mediados por Andrêa Ferreira, pesquisadora da Associação de Pesquisa Iyaleta e pos-doc Ubuntu Center/Drexel University.

Acompanhe a transmissão ao vivo das atividades: