Quem Somos

Coordenação Confluência

A Coordenação Confluência é a instância gestora deliberativa da Confluência Iyaleta, formada pelas pesquisadoras sênior, pesquisadoras associadas e associadas fundadoras, responsável pelas atividades científicas e técnicas, gestão comunicativa, administrativa e financeira, sem prejuízo de outras atribuições.

Mandato 2022-2026

Coordenação Científica

+

Andrêa Ferreira

Pesquisadora Sênior

Pesquisadora da Associação de Pesquisa Iyaleta - Pesquisa, Ciências e Humanidades. Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia, Mestra em Nutrição, Alimentos e Saúde e Nutricionista pela Escola de Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora associada no Cidacs/Fiocruz-Bahia. Pos-doc da The Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity na Drexel University Dornsife School of Public Health (EUA).

Diosmar Filho

Pesquisador Sênior

Geógrafo, Doutorando em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor e coordenador acadêmico das Especializações Lato Sensu “Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais” e “Direitos Humanos e Contemporaneidade” - UFBA/UAB/CAPES. Exerceu cargos públicos de assessor e coordenador para povos e comunidades tradicionais no Estado da Bahia, nas áreas de gestão das águas, desenvolvimento social e promoção da igualdade racial. Coordenador científico da Associação de Pesquisa Iyaleta, lidera a linha de pesquisa “Desigualdades e Mudanças Climáticas”. Sendo co-responsável pela pesquisa "Amazônia Legal Urbana - Análises socioespaciais de Mudanças Climáticas (2020/2022)" e a pesquisa “Estratégia sobre Mudanças Climáticas e Desigualdades: qualidade de vida, adaptação e saúde urbana na Amazônia e Nordeste do Brasil (2022-2024)

Emanuelle Góes

Pesquisadora Sênior

Pesquisadora Pós-Doc (CIDACS/Fiocruz/Bahia), Fellow do Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity (Drexel University Dornsife School of Public Health/EUA). Doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Pesquisadora Associada do Coletivo Angela Davis (UFRB). Pesquisadora do Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento – Elsa/Brasil (ISC/UFBA).

Coordenação de Comunicação

+

Ananda Ridart

Pesquisadora Associada

Jornalista e Cientista Política. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (PPGCP/UFPA). Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling (Insper). Atuou como discente/pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG). Pesquisa e retém interesse em Ciência Política, especificamente em: Estudos Legislativos, Comportamento Político, Instituições Políticas, Gênero, Políticas Ambientais e Amazônia.

Coordenação Técnica

+

Rejane Glauce

Associada Iyaleta

Contabilista. Atuação por 30 anos como Administradora de Escritório e Finanças. Experiência em processos administrativos e prestação de contas de projetos sociais em organizações como OXFAM GB e Baobá – Fundo pra Equidade Racial.

Coordenação de Projetos

+

Daiane Batista de Jesus

Coordenadora de Projetos

Administradora, Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA), Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão Social (UniJorge). Especialista em Diversidade e Inclusão. Com experiência de mais de 15 anos em organizações do terceiro setor. Áreas de pesquisa: afroempreendedorismo, desigualdade social e mercado de trabalho.