A integração entre a UFBA com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello é de grande importância para iniciativas com refugiados na Bahia, analisa pesquisador da Iyaleta
Júlio Rocha, doutor em direito, analisa as ações estruturantes da Universidade Federal da Bahia, articuladas com a ONU para migrantes e refugiados no Nordeste do pais
Articulada com a agência da ONU, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove ações relevantes para processos formativos, pesquisa e advocacy em Direitos dos Refugiados, afirma o pesquisador da Iyaleta, Júlio Rocha, o artigo “A Universidade Federal da Bahia e a Cátedra Sérgio Vieira de Melo/ACNUR UFBA: iniciativas estruturantes na temática da migração e refúgio”.
O texto é um capítulo inserido no livro “Migração, Refúgio e Direitos Humanos: reflexões de pesquisas contemporâneas”, publicado em março de 2023. No artigo, Júlio explica o histórico da instituição com refugiados e analisa novos tópicos que podem surgir com essa articulação, feita com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), uma agência do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (ACNUR).
O capitulo tem como objetivo realizar uma análise de como a ampliação de diversificação de políticas da UFBA podem se tornar relevantes para pessoas em situação de deslocamento forçado nas esferas do município e do estado da Bahia. De acordo com o texto, o envolvimento dessas pessoas em atividades de pesquisa, ensino e políticas públicas, além das parcerias da universidade com o ACNUR obtiveram sucesso.
“A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é experiência extremamente exitosa na aproximação das universidades e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Com efeito, com três décadas de iniciativas, as CSVM das universidades no Brasil são referência”, explica o pesquisador na publicação.
Em sua análise, há oportunidades para que temáticas relacionadas a pessoas refugiadas também sejam analisadas dentro da parceria, como o deslocamento forçado decorrente das mudanças climáticas e como esse tema tem demandado preocupação em escala global, inclusive sendo assunto na COP 27, no Egito.
Para conferir o livro integralmente, clique aqui.
ossui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1992), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Doutorado Sanduíche – Tulane University (2000). Pós-doutoramento em Antropologia pela UFBA (2012). Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da UFBA (2021-2025). Atual Professor/Vice Coordenador do DINTER (Doutorado Interinstitucional) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) Faculdade Pio X, Faculdade FANESE e UNIRIOS. Foi vice-diretor da Faculdade de Direito (2013-2017).