Comunicação

Notícias

Iyaleta participa de Painel de lançamento do Brief e do Projeto Pan-Diáspora

No próximo dia 31 de Janeiro (terça-feira), das 12h às 14h, a Iyaleta participa do Painel “Tornando o Invisível, Visível”: Raça, racismo e dados de saúde: Lições dos países da América Latina”. Durante webinário ocorre o lançamento do Brief intitulado “Tornando o Invisível, Visível”: Raça, racismo e dados de saúde: Lições dos países da América Latina” e do Projeto Pan- Diáspora, que é uma iniciativa de pesquisa colaborativa destinada a examinar a disponibilidade, qualidade e escopo dos dados coletados e utilizados sobre as desigualdades raciais e étnicas em áreas urbanas da região Pan-Americana, incluindo Brasil, Colômbia, Canadá e Estados Unidos.

O Brief que será lançado conta com a participação das pesquisadoras Iyaleta, Emanuelle Góes, Dandara Ramos e Andrêa Ferreira como co-autoras e integrantes do Projeto Pan-Diáspora. “O Brief traz a discussão sobre a coleta, disponibilidade, e uso dos dados sobre raça e etnia em alguns países da América Latina, mapeando possíveis barreiras na coleta e disponibilização destes dados e suas implicações na invisibilização da sistematização das desigualdades raciais em saúde na região. Também trazemos o contexto e algumas experiências de dois paises da região, Brasil e Colômbia, no avanço da qualificação das informações sobre raça e etnia no censo, nas pesquisas de saúde e nos sistemas de informação em saúde, visando um melhor planejamento e tomada de ações de combate ao Racismo e às desigualdades raciais em saúde”, explica a epidemiologista, Andrêa Ferreira, que lidera a linha de pesquisa “Segregação, Moradia e Saúde”, na Iyaleta.

No diálogo do painel, que ocorre no dia 31, além da participação das pesquisadoras Iyaletas Emanuelle Góes e Andrêa Ferreira, participa também a Drª em Saúde Pública, Maria Inês Barbosa, que também é pesquisadora sênior e conselheira científica na Iyaleta.

 

O evento terá tradução simultânea para os idiomas Português e Espanhol, para participar é só se inscrever aqui