Comunicação

Notícias

Iyaleta encerra Primavera 2022 com Ciclo de Confluências

Encontro aconteceu nos dias 20 e 21 de dezembro, em Salvador, nos quais foram apresentados o novo projeto de pesquisa (2022-2024) e a nova coordenadora de projeto da Associação de Pesquisa

 

Nos últimos dias da Primavera 2022 (20 e 21 de dezembro), a Associação de Pesquisa Iyaleta realizou o Ciclo de Confluências, no espaço de coworking Hub Salvador, na capital baiana. Pesquisadoras, pesquisadores, associadas, associados, conselheiras e conselheiros científicos e fiscais estiveram presentes nos dois dias de movimento interno da Coordenação Confluência, que buscou fazer a avaliação e pontuação do planejamento que será desenvolvido em 2023. Recentemente, a Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades que teve aprovação junto ao Instituto Clima e Sociedade (iCS) o novo projeto de pesquisa Iyaleta 2022-2024, que tem entre atividades, a realização de estudos das regiões metropolitanas na Amazônia e Região Nordeste.

Durante o Ciclo de Confluência, foi apresentada a nova coordenadora de projetos da Associação, a pesquisadora Daiane Batista de Jesus. A administradora, que é Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA), chega num momento ímpar para o desenvolvimento institucional da Iyaleta, que é contribuir com o desenvolvimento e gestão do Planejamento Estratégico. Além da apresentação da nova integrante da equipe, foram apresentadas as linha de pesquisa Iyaleta: Desigualdades e Mudanças Climáticas – liderada por Diosmar Filho; Equidade e Justiça de Gênero – liderada por Emanuelle Góes; e Segregação, Moradia e Saúde – liderada por Andrêa Ferreira; e a apresentação do Programa de Pesquisa, Formação e Comunicação Iyaleta 2022-2024.

 

Amazônia Legal e Nordeste

O novo projeto de pesquisa da Iyaleta 2022-2024 prevê o fortalecimento científico e comunicação estratégica sobre mudanças climáticas e desigualdades, com foco nas condições de qualidade de vida, adaptação e saúde urbana na Amazônia e no Nordeste do Brasil. Após dois anos intensos voltados para análises sociespaciais de mudanças climáticas nas nove capitais da Amazônia Legal, com a publicação de oito estudos Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), São Luís (MA), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO); Palmas (TO) será lançado em 2023, a equipe de pesquisa da Iyaleta assume o novo desafio de consolidar uma produção de dados de informação, monitoramento e avaliação de políticas relacionadas a mudanças climáticas e desigualdades nas cidades da região Nordeste do Brasil, além de ampliar a pesquisa dentro da Amazônia para 44 regiões metropolitanas. 

“A proposta dá continuidade à série de estudos preliminares quantitativos e qualitativos realizados pela Iyaleta com apoio do iCS sobre as realidades urbanas da Amazônia, tendo em vista efeitos de eventos extremos e vulnerabilidades inerentes a tais contextos. Desta forma, pesquisa e comunicação buscam solucionar lacunas na produção de conhecimentos para capacitação de tomadas de ações e formulação de políticas e projetos territoriais de transferência técnica”, destaca a coordenação científica da Iyaleta, formadas pelas pesquisadoras Andrêa Ferreira, Diosmar Filho e Emanuelle Góes. 

 

A confluência na coordenação de projetos

 

Ainda como parte do projeto de pesquisa 2022-2024, a Iyaleta irá consolidar e construir o planejamento estratégico de atuação enquanto uma Associação de Pesquisa, que cria, sistematiza e dissemina conhecimento, conforme relata a nova coordenadora de projetos Daiane Batista: “A pesquisa e a comunicação são os instrumentos que escolhemos para a incidência nos territórios das populações mais vulnerabilizadas que sofrem diretamente os impactos das mudanças climáticas e das desigualdades de gênero, raça e territorial. Assim, toda a nossa prática de longo, médio e curto prazo precisa confluir para que valores, pessoas, processos, metodologias e recursos sejam direcionados para atendimento desse objetivo fim”.

Com experiência de mais de 15 anos em organizações do terceiro setor, Daiane Batista tem a missão de contribuir com o fortalecimento institucional da Iyaleta. “Estou imensamente feliz em integrar a equipe da Confluência Iyaleta. Esse, sem dúvida, será um espaço ímpar de muitas trocas e compartilhamentos. Estrategicamente espero vincular os meus conhecimentos em gestão adquiridos ao longo do tempo nas organizações sociais em que atuei, com todo o repertório de pesquisadora através das experiências de anos dedicados ao mestrado e doutorado na Universidade Pública, contribuindo, não só para o fortalecimento da Associação de Pesquisa Iyaleta, mas também para a ampliação e disseminação da pesquisa enquanto um instrumento de análise, impacto e transformação dos territórios das regiões Norte e Nordeste em que incidimos”, destaca Daiane Batista, que é Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão Social e em Diversidade e Inclusão. 

 


Texto: Juliana Dias (Jornalista e Coordenadora de Comunicação da Confluência Iyaleta)