Comunicação

Notícias

Pesquisadora Iyaleta Emanuelle Góes recebe homenagem na abertura do Abrascão 2022

Na noite do dia 20 de novembro, ocorreu a abertura do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), em Salvador (Bahia) e a ceremônia foi marcada por uma série de homenagens a pesquisadoras e pesquisadores negros que constroem a Saúde Coletiva no Brasil, dentre elas, a Epidemiologista e Pesquisadora Iyaleta Emanuelle Góes.

A homenagem se deu pelo brilhantismo e a produção – teórica e prática – de pesquisadoras e pesquisadores negros e aconteceu na data em que se celebra a consciência negra em todo o país.

A pesquisadora Emanuelle Góes possui graduação e mestrado em Enfermagem, especialização em Saúde Coletiva e Doutorado em Saúde Pública/ Epidemiologia (PPGSC/UFBA). Sua tese sobre “Racismo, Aborto e Atenção à Saúde: uma perspectiva interseccional” e publicações sobre o tema tornaram-se referências obrigatórias sobre os efeitos das desigualdades raciais na saúde no Brasil.

Além disso, Emanuelle integra os Grupos Temáticos: Racismo e Saúde e Gênero e Saúde da Abrasco, lidera a linha de pesquisa Equidade e Justiça de Gênero  e integra a coordenação científica da Associação de pesquisa Iyaleta.