Comunicação

Notícias

Iyaleta coordena painéis sobre “Políticas de Adaptação e Cidades” na COP27

Atividades com pesquisadoras e ativistas acontece no Brazil Climate Action Hub e apresenta olhar do Sul Global sobre as mudanças climáticas e redução das desigualdades 

Transferir conhecimentos para implementação de ações de adaptação a partir das experiências e pesquisas institucionais do Sul Global são estratégias que serão apresentadas no Brazil Climate Action Hub na 27ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP27), na cidade de Sharm El-Sheikh – Egito, no dia 11 de novembro (sexta-feira), 10h às 12h45 (horário do Egito) / 5h às 7h45 (horário de Brasília), com a realização dos painéis “Políticas de Adaptação e Cidades” e “Estratégias e Adaptação para a urgente transição dos Sistemas Alimentares(transmissão online)

A atividade tem como organizações realizadoras a Associação de Pesquisa Iyaleta (coordenação), Greenpeace Brasil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Fundação Grupo Boticário, GT Clima e Oceano do Observatório do Clima, FUA Fundo Agroecológico, WWF-Brasil, Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Grupo Carta de Belém, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

 

Painel “Políticas de Adaptação e Cidades”

A atividade, que ocorre das 5h às 6h10 (horário de Brasília) / 10h às 11h10 (horário do Egito), vai ser apresentada em formato confluência, isto é, a partir da troca de experiências e pesquisas das instituições que compõem a atividade. Cada uma delas vivenciam o que é estar no Sul Global e, portanto, buscam o avanço nas negociações e aprovação dos mecanismos e financiamento das políticas que reduzam os impactos dos eventos climáticos na biodiversidade oceânica e eliminem as desigualdades sobre as populações. As organizações expositoras deste painel são: Associação de Pesquisa Iyaleta, Greenpeace, Fundação Grupo Boticário e o GT Clima e Oceano do Observatório do Clima.

São painelistas: Diosmar Filho – pesquisador da Associação de Pesquisa Iyaleta; Daniela Costa, gerente de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil; e André Rocha Ferretti, do Grupo Fundação Boticário. Na ocasião, será lançado pela Iyaleta o “Sumário Estratégias para Planos Nacionais de Adaptação: um caso Brasil” e apresentado os estudos “Oceano sem mistérios: desvendando adaptação e resiliência climática” e o diálogo “Adaptação às mudanças climáticas nas periferias urbanas da Amazônia Legal”. 

 

Painel “Estratégias e Adaptação para a urgente transição dos Sistemas Alimentares”

Na sequência, das 6h15 às 7h45 (horário de Brasília) / 11h15 às 12h45 (horário do Egito), ocorre o painel com pesquisadoras e ativistas que apresentarão as dimensões da Agricultura no Acordo de Paris: clima, biodiversidade e sistemas alimentares em risco; Alimentação para a saúde das populações e do planeta. Na ocasião, haverá também a troca de evidências, recomendações e experiências locais com potencial de replicabilidade e ganho de escala, a partir dos “Caminhos para segurança alimentar e impactos da mudança do clima na produção de alimentos: painel de multi-atores” e quais são os “Desafios do Combate à Fome no contexto pós-pandêmico”. As organizações expositoras deste painel são: FUA Fundo Agroecológico, FGV, IDEC,  Fase/Grupo Carta de Belém e Inesc.

São painelistas:  Aline Carvalho, professora coordenadora do Projeto Sustentare na Universidade de São Paulo – USP; Letícia Tura, diretora executiva nacional da Fase / Grupo Carta de Belém; Izabela Borba, coordenadora administrativa do FUA (Fundo Agroecológico); e Anine Giuberti Coutinho, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável – IDEC).

 

Os dois painéis serão mediados por Diosmar Filho, pesquisador da Associação de Pesquisa Iyaleta.

Acompanhe a transmissão ao vivo das atividades: