Comunicação

Notícias

Exibição do Filme “TERRAS QUE LIBERTAM – histórias dos Cupertinos” integra programação de abertura do Brazil Climate Action Hub na COP27 (Egito)

No dia 08 de novembro, abertura das atividades do espaço da sociedade civil brasileira na 27ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP27), na cidade de Sharm El-Sheikh (Egito), será exibido o filme “TERRAS QUE LIBERTAM – histórias dos Cupertinos”, na programação da Mostra Cine Brazil Climate Action Hub, das 17h30 às 19h (Egito) / 12h30 às 14h (horário de Brasília). A exibição integra a agenda de ações que a Associação de Pesquisa Iyaleta realiza na COP27 e contará ainda com a participação online da família dos Cupertinos, entre eles o líder quilombola Jaime Cupertino. 

O documentário, dirigido pelo geógrafo-documentarista Diosmar Filho, apresenta a trajetória da população negra quilombola na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil), a partir de um movimento de liberdade com a liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino, insurgentes em consciência negra no sentido de nascer e viver nas terras ancestrais quilombolas da Caatinga. O documentário revela a contemporaneidade da luta quilombola pelos direitos territoriais e sociais, a defesa do Território Quilombola de Vazante contra Barragem Baraúnas e a liberdade do guerreiro Julio Cupertino – ancestral no Território de Baixão Velho.

O filme “TERRAS QUE LIBERTAM – histórias dos Cupertinos” é parte de um conjunto de obras do Cinema Negro Brasileiro e foi exibido pela primeira vez em agosto de 2021. Desde então, o documentário vem estreando em telas brasileiras e da Diáspora, conquistando prêmios e menções especiais, dentre as quais: melhor documentário no Five Continents International Film Festival – FICOCC 5-8 (Venezuela) e no Djarfogo International Film Festival (Cabo Verde); e menção especial no FESTiFRANCE Brasil “Mostra Francesa de Cinema 2021”. 

 

SERVIÇO:

Atividade: Exibição do Filme “TERRAS QUE LIBERTAM – histórias dos Cupertinos”no Brazil Climate Action Hub (COP27)

Data: 08 de novembro (terça-feira)

Horário: 17h30 às 19h (Egito) / 12h30 às 14h (horário de Brasília)

Confira a transmissão ao vivo: