Comunicação

Notícias

Associação de Pesquisa Iyaleta participa da COP27 apresentando pesquisas para Adaptação e Perdas e Danos

Pela segunda vez consecutiva, associação, que pesquisa desigualdades e mudanças climáticas e atua com incidência nas agendas de negociações da Conferência

Neste 06 de novembro de 2022 inicia a 27ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP27), na cidade de Sharm El-Sheikh (Egito), e a Associação de Pesquisa Iyaleta acompanha pela segunda vez consecutiva as agendas de negociações entre às Partes e governos nacionais e subnacionais. Neste ano, a Iyaleta chega para debater três grandes temas: Adaptação, Perdas e Danos e Financiamento climático, objetivando o reconhecimento das desigualdades étnico-raciais, de gênero e geracional, para que as agendas de negociações avancem no território brasileiro. 

Nas duas semanas de atividades da COP27 (de 06 a 18 de novembro), a Associação de Pesquisa realiza uma série de ações e atividades, que envolvem lançamento de pesquisas, apresentação de iniciativa, coordenação de painéis e diálogos interseccionais. A Iyaleta será representada pela pesquisadora e epidemiologista Andrêa Ferreira e pelo pesquisador e geógrafo, Diomar Filho – ambos integram a coordenação científica; pela pesquisadora e jornalista Ananda Ridart, que integra a coordenação de comunicação e pela pesquisadora associada e relações internacionais Ellen Monielle. 

Além da participação como observadora nas negociações da Conferência, a Associação de Pesquisa integra o Comitê Gestor do Brazil Climate Action Hub, espaço da sociedade civil brasileira na COP27. Nele, a Iyaleta coordena três grandes atividades: os painéis sobre “Ambições e Desafios para a Adaptação” e os painéis sobre “Perdas e Danos, Gênero e Impactos Territoriais”, a serem realizados no dia 11 de novembro. 

Painel com o logotipo da COP27 em estrada em Sharm el-Sheikn (Egito) – Sayed Sheasha – 20.out.2022/Reuters

Seguindo a confluência que a Iyaleta vem empreendendo desde as participações na COP26 e na Conferência de Mudanças Climáticas de Bonn (Alemanha), que envolve incidência e proposição, na COP27 a Associação de pesquisa lança o “Sumário Estratégias para Planos Nacionais de Adaptação: um caso Brasil” e a chamada de ação “↓1,5°C e Desigualdades Zer0”, uma iniciativa da Iyaleta às Partes e aos governos nacionais e subnacionais.

Seguindo os caminhos que temos percorrido nos últimos anos, a Iyaleta chega na COP27 trazendo mais pesquisas e incidências na Agenda de Mudanças Climáticas e Desigualdades, reafirmando a urgência da implementação de ações de Adaptação efetivas em reconhecimento das desigualdades prévias e sua interseções nos territórios nacionais, e da necessidade da transversalidade do Gênero na Agenda e de ações de financiamento para Perdas e Danos, em contribuição para a revisão do Plano Nacional de Adaptação e das metas das NDCs”, destaca a pesquisadora e epidemiologista, Andrea Ferreira.

Ainda na primeira semana da COP27, a Iyaleta apresenta mais ação de incidência relacionada à Adaptação, com a exibição do filme “TERRAS QUE LIBERTAM – histórias dos Cupertinos”, na programação da Mostra Cine Brazil Climate Action Hub. O documentário, dirigido pelo geógrafo-documentarista Diosmar Filho, revela a contemporaneidade da luta Quilombola pelos direitos territoriais e sociais, a defesa do Território Quilombola de Vazante contra Barragem Baraúnas e a liberdade do guerreiro Julio Cupertino – ancestral no Território de Baixão Velho.

 

Caminhos percorridos

A Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades desde 2020 vem aprofundando os saberes, conhecimentos e perspectivas sobre as mudanças climáticas e as desigualdades no território brasileiro. A Associação é responsável pelo projeto “Amazônia Legal Urbana – análises socioespaciais de mudanças climáticas”, que analisa como os planos diretores das capitais da Amazônia Legal contribui e aprofunda as desigualdades raciais, étnicas e de gênero, em meio aos desafios de propor ações diante dos efeitos e impactos das mudanças climáticas nessa década. 

As pesquisadoras e pesquisadores da Iyaleta desenvolvem pesquisas, formação e comunicação técnica e científica no campo das ciências humanas, naturais, aplicadas, exatas e tecnológicas, que impacte para a eliminação das desigualdades raciais, étnicas, territoriais, de gênero, geracionais e sociais no espaço Mundo.

A Iyaleta foi a única organização com sede na região Nordeste do Brasil, que participou como observadora das Sessões da SB56 da tradicional Conferência sobre Mudanças Climáticas em Bonn (Alemanha), no período de 09 a 16 de junho de 2022. Na ocasião, lançou o “Sumário Amazônia Legal Urbana Análises Socioespaciais de Mudanças Climáticas” Caderno Iyaleta Vol. 03 (versão português e inglês), que reúne os principais resultados dos estudos sobre desigualdades e mudanças climáticas nas cidades de Belém (Pará), Boa Vista (Roraima), Cuiabá (Mato Grosso), Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia), São Luís (Maranhão) e Rio Branco (Acre).

Já no ano de 2021, no mês de novembro, a Iyaleta esteve presente na COP 26, em Glasgow (Escócia), representada pelo pesquisador e geógrafo Diosmar Filho. No evento, integrou o painel “A Humanidade é Desigual, a Natureza é um Território a Defender”, dentro da programação da Cúpula dos Povos, além de ter participado de atividades do Brazil Climate Action Hub. 

 

Confira abaixo a programação completa:

 

08/11/22 – das 17h30 às 19h (Egito) / 12h30 às 14h (horário de Brasília)

Exibição filme “TERRAS QUE LIBERTAM – histórias dos Cupertinos”, na programação da Mostra Cine Brazil Climate Action Hub

 

11/11/22 – 10h às 12h45 (Egito) / 5h às 7h45 (horário de Brasília)

Atividade “Ambições e Desafios para a Adaptação”, no espaço Brazil Climate Action Hub

-Painel Políticas de Adaptação e Cidades

-Painel Estratégias e Adaptação para a urgente transição dos Sistemas Alimentares

 

11/11/22 – 14h15 às 17h15 (Egito) / 9h15 às 12h15 (horário de Brasília)

Atividade “Perdas e Danos, Gênero e Impactos Territoriais”

-Painel Gênero e Perdas e Danos

-Painel Perdas e Danos e Impactos nos Territórios

 


Juliana Dias – Coordenação de Comunicação Iyaleta