Comunicação

Notícias

“Descolonizando o clima” – Um Podcast Iyaleta

A Iyaleta  – Pesquisa, Ciências e Humanidades lança o podcast “Descolonizando o clima”, mais uma ferramenta de comunicação que a Associação de Pesquisa utiliza para compartilhar ciência, pesquisas e trocar conhecimentos sobre os impactos e efeitos das mudanças climáticas nas realidades das populações Negra e Indígena.

A conversa sobre como as mudanças climáticas têm nos atingido no dia a dia é o foco do podcast, que periodicamente, vai apresentar episódios que debatem temas relativos às agendas que a Iyaleta vem movimentando nas pesquisas, nas ações e nas publicações, sob a perspectiva do Sul Global.

No primeiro episódio do “Descolonizando o Clima”, um podcast Iyaleta, lançado no dia 24 de outubro, a convidada foi a pesquisadora Emanuelle Góes, Epidemiologista e Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A líder da linha de pesquisa “Equidade e Justiça de Gênero” na Associação de Pesquisa Iyaleta debateu o tema “As desigualdades de gênero nas mudanças climáticas”.

 

As desigualdades prévias de gênero, raça e classe e suas interseccionalidades potencializam os impactos climáticos para determinados grupos, sendo portanto, as mulheres as mais prejudicadas do que os homens em um cenário de emergência climática. Nesse episódio, a abordagem é sobre como as mulheres são impactadas pelas mudanças climáticas e como podemos caminhar em direção de ações efetivas.

O podcast “Descolonizando o Clima” é uma produção da coordenação de comunicação Iyaleta Ananda Ridart e Juliana Dias; a arte assinada pela designer Georgia Nunes e a trilha original de  Maurício Lourenço. 

Confira as plataformas em que você pode ouvir o podcast:

SPOTIFY

 

ANCHOR

 

SOUNDCLOUD

Descolonizando o Clima · #01 – As Desigualdades De Gênero Diante Das Mudanças Climáticas

DEEZER